FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE E ALÉM DA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, PandemiaResumo
O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao longo de décadas tem mudado profundamente a sociedade moderna, destacando-se plataformas como Facebook e Twitter que transformaram as interações sociais. Da década de 2010 até o presente, testemunhamos notáveis progressos nas TDIC, com a pandemia de COVID-19 acelerando sua adoção em setores como teletrabalho, telemedicina e educação a distância. Este estudo analisa os desafios e possibilidades da formação docente para as TDIC no contexto da pandemia de Covid-19 e para além dela. A formação docente emerge como elemento crucial, exigindo atualização para enfrentar novas realidades, indo além do domínio de ferramentas tecnológicas. Implica compreender as dinâmicas de aprendizado online, criar materiais pedagogicamente robustos e manter os alunos motivados. O ensino remoto, longe de ser temporário, representa uma transformação significativa na concepção e entrega da educação.