FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE E ALÉM DA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Deisiany Iuly Gonçalves Universidade Federal de Lavras Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor

Palavras-chave:

Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pandemia

Resumo

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao longo de décadas tem mudado profundamente a sociedade moderna, destacando-se plataformas como Facebook e Twitter que transformaram as interações sociais. Da década de 2010 até o presente, testemunhamos notáveis progressos nas TDIC, com a pandemia de COVID-19 acelerando sua adoção em setores como teletrabalho, telemedicina e educação a distância. Este estudo analisa os desafios e possibilidades da formação docente para as TDIC no contexto da pandemia de Covid-19 e para além dela. A formação docente emerge como elemento crucial, exigindo atualização para enfrentar novas realidades, indo além do domínio de ferramentas tecnológicas. Implica compreender as dinâmicas de aprendizado online, criar materiais pedagogicamente robustos e manter os alunos motivados. O ensino remoto, longe de ser temporário, representa uma transformação significativa na concepção e entrega da educação. 

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

GONÇALVES, Deisiany Iuly; VELOSO, Braian Garrito. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE E ALÉM DA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2818.. Acesso em: 9 out. 2024.