FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Palavras-chave:
educação financeira, recursos educacionais digitais, formação continuadaResumo
Neste trabalho busca-se responder como os recursos educacionais digitais podem ser inseridos na formação
continuada de professores em educação financeira para que eles, ao mesmo tempo, aperfeiçoem seus
conhecimentos e habilidades em educação financeira e se apropriem dos recursos digitais em suas práticas
pedagógicas. Para isso, a pesquisa desenvolveu-se com um grupo de professores de uma escola pública da
Educação Básica do interior do estado de São Paulo - Brasil. Como procedimento metodológico utilizou-se a
abordagem qualitativa com a qual foi possível selecionar temáticas da educação financeira e recursos
educacionais digitais. Como resultado, apresenta-se a proposta de seis oficinas para formação de professores:
(i) problemas com temática financeira - prática docente com gamificação; (ii) moeda, documentos financeiros
e formas de realizar um pagamento com uso da plataforma padlet; (iii) educação para o consumo com a
metodologia da rotação por estação e com o jogo de palavra cruzada na plataforma flippity; (iv)
planejamento financeiro com pixel art; (v) investimentos e impostos com WebQuest e (vi) inflação com vídeos
e a elaboração de mapa conceitual com a plataforma GoConqr.