FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Autores

  • Érika Capelato UNESP Autor

Palavras-chave:

educação financeira, recursos educacionais digitais, formação continuada

Resumo

Neste trabalho busca-se responder como os recursos educacionais digitais podem ser inseridos na formação
continuada de professores em educação financeira para que eles, ao mesmo tempo, aperfeiçoem seus
conhecimentos e habilidades em educação financeira e se apropriem dos recursos digitais em suas práticas
pedagógicas. Para isso, a pesquisa desenvolveu-se com um grupo de professores de uma escola pública da
Educação Básica do interior do estado de São Paulo - Brasil. Como procedimento metodológico utilizou-se a
abordagem qualitativa com a qual foi possível selecionar temáticas da educação financeira e recursos
educacionais digitais. Como resultado, apresenta-se a proposta de seis oficinas para formação de professores:
(i) problemas com temática financeira - prática docente com gamificação; (ii) moeda, documentos financeiros
e formas de realizar um pagamento com uso da plataforma padlet; (iii) educação para o consumo com a
metodologia da rotação por estação e com o jogo de palavra cruzada na plataforma flippity; (iv)
planejamento financeiro com pixel art; (v) investimentos e impostos com WebQuest e (vi) inflação com vídeos
e a elaboração de mapa conceitual com a plataforma GoConqr.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

CAPELATO, Érika. FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2817.. Acesso em: 9 out. 2024.