OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E OS ESTILOS DE USO DO VIRTUAL - PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
estilos de uso do virtual , estilos de aprendizagem , educação a distância, personalização da aprendizagemResumo
O presente artigo resulta das reflexões e resultados do trabalho desenvolvido na componente curricular intitulada “Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual” no curso de especialização denominado EduTec oferecido pela Universidade Federal de São Carlos e o Grupo Horizonte. O objetivo central deste artigo é comparar os estilos de aprendizagem e os estilos de uso do virtual dos estudantes participantes da componente. Neste contexto, a problemática que envolve o tema está em verificar se houve
a partir dos resultados do questionário aplicado uma percepção diferenciada sobre a importância da diversificação de estratégias pedagógicas em contextos digitais a partir da diferenciação dos serviços disponibilizados no espaço virtual. A metodologia utilizada foi analítica interpretativa sobre os resultados da aplicação do instrumento de coleta de dados utilizado, o próprio questionário de identificação dos estilos de uso do virtual. O público alvo foram os estudantes que cursaram a especialização. Como resultados
apresentamos as reflexões sobre o conhecimento dos estilos de aprendizagem que permite enquanto estudante reconhecer aspectos a desenvolver e enquanto professor, permite criar diferentes estratégias e
desenhos didáticos capazes de atender os diferentes estilos, garantindo personalização e opções de melhor aprendizado.