GAMIFICAÇÃO E SIMULAÇÕES DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM PARA A AMAMENTAÇÃO

Autores

  • Lucas Asafe Santiago UNIARA Autor
  • Laura Victoria Oliveira Correa UFSCar Autor

Palavras-chave:

Gamificação, Simulações Digitais, Ensino da Amamentação, Aleitamento materno, Educação em Saúde

Resumo

Este artigo explora a aplicação da gamificação e das simulações digitais no ensino da amamentação para estudantes de medicina e enfermagem, propondo uma metodologia inovadora que visa aumentar o engajamento e a eficácia da aprendizagem. Através de uma revisão bibliográfica detalhada, o trabalho discute como essas tecnologias podem ser implementadas para melhorar o processo educacional, enfatizando os benefícios pedagógicos, como a melhoria da compreensão teórica, o desenvolvimento de habilidades práticas, e a capacidade de simular diferentes cenários clínicos. Exemplos de aplicativos e softwares bem-sucedidos são apresentados, ilustrando como a gamificação e as simulações digitais podem transformar o ensino da amamentação, tornando-o mais interativo, envolvente e alinhado às necessidades dos estudantes modernos. O artigo também aborda os desafios associados à implementação dessas tecnologias e propõe estratégias para superá-los. Por fim, sugere direções futuras para a pesquisa, incluindo estudos comparativos e a exploração de tecnologias emergentes como realidade virtual e realidade aumentada. Ao integrar teoria e prática de maneira inovadora, este trabalho oferece uma perspectiva promissora para a
educação em saúde, com o potencial de preparar profissionais de saúde mais qualificados para promover, instruir e apoiar a amamentação.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

SANTIAGO, Lucas Asafe; CORREA, Laura Victoria Oliveira. GAMIFICAÇÃO E SIMULAÇÕES DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM PARA A AMAMENTAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2813.. Acesso em: 10 fev. 2025.