A MEDIAÇÃO E O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM TEA: PERSPECTIVAS DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
Palavras-chave:
tecnologias digitais , mediação pedagógica , autismoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar como a mediação pedagógica, aliada ao uso estratégico da tecnologia digital, pode ser eficazmente integrada às estratégias de ensino para desenvolver competências diversas e melhorar significativamente a educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi empregado uma metodologia qualitativa e bibliográfica, acessando Scielo.org, Scopus e Web of Science com descritores específicos para selecionar artigos de 2015 a 2021 sobre autismo e tecnologia digital, resultando em seis estudos relevantes analisados em três categorias principais. Os resultados revelam quatro aspectos fundamentais na educação de alunos com TEA: inclusão ativa, uso estratégico de tecnologia digital, necessidade de adaptações específicas e a importância de estratégias pedagógicas especializadas, todos fundamentais para melhorar a aprendizagem e garantir ambientes educacionais inclusivos e eficazes.