A MEDIAÇÃO E O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM TEA: PERSPECTIVAS DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Mariane Fernanda da Sillva Cuice Caldeira UNESP Autor
  • Patrícia Nascimento de Sousa UNESP Autor
  • Cícera A. Lima Malheiro UNESP Autor

Palavras-chave:

tecnologias digitais , mediação pedagógica , autismo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como a mediação pedagógica, aliada ao uso estratégico da tecnologia digital, pode ser eficazmente integrada às estratégias de ensino para desenvolver competências diversas e melhorar significativamente a educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi empregado uma metodologia qualitativa e bibliográfica, acessando Scielo.org, Scopus e Web of Science com descritores específicos para  selecionar artigos de 2015 a 2021 sobre autismo e tecnologia digital,  resultando em seis estudos relevantes analisados em três categorias principais. Os resultados revelam quatro aspectos fundamentais na educação de alunos com TEA: inclusão ativa, uso estratégico de tecnologia digital, necessidade de adaptações específicas e a importância de estratégias pedagógicas especializadas, todos fundamentais para melhorar a aprendizagem e garantir ambientes educacionais inclusivos e eficazes.

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Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo Temático 1. O Estudante e/ou a sua Aprendizagem no contexto das TDIC

Como Citar

CALDEIRA, Mariane Fernanda da Sillva Cuice; SOUSA, Patrícia Nascimento de; MALHEIRO , Cícera A. Lima. A MEDIAÇÃO E O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM TEA: PERSPECTIVAS DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2809.. Acesso em: 9 out. 2024.