O APLICATIVO CMAPTOOLS NA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

Autores

  • Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveiral Universidade Cruzeiro do Sul Autor
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul Autor

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Formação de professores, TDIC

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de uma oficina desenvolvida com professores da Educação Básica envolvendo a criação de mapas conceituais digitais utilizando o aplicativo CmapTools. Participaram da oficina 15 professores de todas as áreas do conhecimento de uma escola pública do Estado de São Paulo. O tema escolhido para a construção do mapa conceitual foi alimentação saudável. A oficina foi desenvolvida em 4 encontros, onde foram discutidas a teoria da aprendizagem significativa e os mapas conceituais, foi realizada a construção manual do mapa conceitual a partir da leitura de um texto e em seguida a sua construção no aplicativo. O resultado evidenciou que os professores utilizaram o aplicativo com facilidade, mas construíram mapas conceituais simples, indicando a necessidade desses professores desenvolverem outras formações que privilegiam a sua construção.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

DE OLIVEIRAL, Terezinha Marisa Ribeiro; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. O APLICATIVO CMAPTOOLS NA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2808.. Acesso em: 9 out. 2024.