TDICs NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SERGIPE
Palavras-chave:
Educação Básica, Tecnologias Digitais, Desafio docenteResumo
As tecnologias digitais estão presentes no nosso cotidiano desempenhando diversas funções tanto no contexto social quanto no profissional. O ambiente escolar deve acompanhar essas mudanças a fim de preparar o alunado para o manuseio dessas tecnologias de forma crítica e criativa. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são recursos que podem ser utilizados em sala de aula, juntamente com metodologias ativas de ensino com o intuito de inserir os alunos nesse cenário e proporcionar uma aprendizagem ativa e significativa. Entretanto, sua implementação pode possuir algumas dificuldades decorrentes da ausência de estrutura escolar capacitada e do conhecimento específico dos docentes. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por professores da rede estadual de ensino do Estado de Sergipe no uso das TDICs em sala de aula. Para isso, foi utilizado um questionário encaminhado para os professores participantes e para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1997). Constatou-se que as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes foram a falta de recursos tecnológicos nas escolas, bem como o acesso à internet. Esses recursos são essenciais para a inserção das TDICs nas escolas e sua ausência ou ineficácia pode evidenciar a necessidade de melhorias nos programas governamentais, porém, pesquisas mais profundas devem ser realizadas para a verificação dessa realidade.