Produção de Recursos Educacionais Abertos na Educação Profissional e Tecnológica(EPT): o caso do Projeto EPTrilhas desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Cristiane Dall’ Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Elizandro Mauricio Brick Universidade Federal de Santa Catarina Autor
  • Marcelo Gules Borges Universidade Federal de Santa Catarina Autor

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Educação Profissional e Tecnológica, Enunciação

Resumo

Materiais didáticos, há muito tempo, têm desempenhado um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem, seja como apoio aos docentes, sejam eles próprios os mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Com a expansão das novas tecnologias da informação e comunicação, os objetos de aprendizagem digitais têm se tornado mais presentes não apenas nas esferas acadêmicas estritas, mas circulado de forma livre nos diferentes espaços de interação, sobretudo os virtuais. Por outro lado, a linguagem verbal permeia todas as atividades humanas de forma muito diversa, assumindo estruturas e formas de expressão bastante variadas, marcadas por aspectos contextuais, históricos e sociais (Bakhtin, 2013; Bakhtin/Voloshinov, 2014). É nesse ponto que linguagem verbal e recursos educacionais digitais se encontram neste trabalho, cujo objetivo é realizar o relato sobre um recorte da produção de Recursos Educacionais Abertos desenvolvidos para utilização em contextos de itinerários formativos de formação profissional e tecnológica no Ensino Médio, além de analisar seus contornos linguísticos a partir da concepção enunciativa da linguagem. Para isso, analisamos o caso do projeto EPTrilhas (2020-2023), ação coordenada pelo PROSA - Núcleo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica da Universidade Federal de Santa Catarina. O texto apresenta as decisões linguísticas e discursivas, elementos do modelo pedagógico (Muenchen e Delicoicov, 2014) e outros aspectos gerais que dão contorno aos REAs, visando ao compartilhamento da experiência e à abertura ao diálogo sobre a produção de REAs como importantes meios para os processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

LEBLER, Cristiane Dall’ Cortivo; BRICK, Elizandro Mauricio; BORGES, Marcelo Gules. Produção de Recursos Educacionais Abertos na Educação Profissional e Tecnológica(EPT): o caso do Projeto EPTrilhas desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2804.. Acesso em: 15 out. 2024.