CONECTIVIDADE CRIATIVA E SOCIOHISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM CAJAMAR -SP - BRASIL
Palavras-chave:
Etec Cajamar, Social Transformation, TechnologiesResumo
Esse trabalho objetiva trazer estudo de caso ocorrido na Etec Gino Rezaghi, Cajamar, em SP, Brasil, a fim de apresentar experiências vivenciadas em intercâmbio sociocultural e tecnológico junto à comunidade dos Queixadas, em que houve o uso de recursos informatizados durante os encontros presenciais e à distância, os quais permitiram a troca de informações com estudos teóricos e práticos de duas turmas, com 80 alunos dos níveis médio e técnico, que puderam extravasar a paredes da escola na busca pela transformação de políticas públicas. O viés metodológico trouxe a compreensão de que o materialismo histórico e dialético (MARX, 1996) seria o método mais adequado de trabalho, com referenciais teóricos plausíveis de discussão e debates críticos transformadores, que pudessem diferenciar a ação educacional de aulas tradicionais passando-as para aulas práticas significativas para todos os envolvidos, visando posicionamentos perante as políticas públicas excludentes. Os resultados alcançados foram de ratificação do encontro de descaso social, desrespeito ao legado histórico dessa comunidade e urgente necessidade de tramitação de projetos políticos nas esferas municipal, estadual e nacional para busca futura de conjuntas ações sustentáveis.