INOVAÇÃO TECNOLÓGICA VOLTADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: a pesquisa educacional, biossegurança,tratamento, catalogação, digitalização e publicação dos Documentos do Museu de História do Piauí
Palavras-chave:
História, Acervo, Piauí, Ditadura Militar, Museu de História do PiauíResumo
A pesquisa visa contribuir para a produção de recursos de inovação tecnológica educacional por meio do desenvolvimento técnico, tecnológico e extensão inovadora nas áreas das ciências humanas e no concernente às ações transversais no campo de História, ao propor a análise de fontes documentais referentes à História do Piauí, disponibilizados no Museu de História do Piauí, refletindo sobre biossegurança, dinamismo na pesquisa e a construção do saber histórico, bem como dos materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de História. Além disso, propomos uma reflexão das diversas possibilidades de pesquisa através do manuseio das novas tecnologias e do acesso aos acervos digitais disponibilizados de maneira online, que podem contribuir para produção de artigos científicos, monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ademais, iremos relacionar a teoria com a prática da pesquisa acadêmica ao nível de graduação e pós-graduação, destacando as experiências adquiridas no grupo de pesquisa, vinculado ao Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq: História, Política, Arte e Cultura. Os principais teóricos utilizados na elaboração dessa pesquisa foram: Barros (2020), Bloch (2002), Le Goff (1990) e Luca (2020).