CLÍNICA DE CASO VIRTUAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UMA APLICAÇÃO COM ASSESSORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS DE IES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Assessoria pedagógica universitária, Clínica de Caso, Teoria U, Inovação educacional, Formação em serviçoResumo
O presente estudo investiga a eficácia das clínicas de caso, metodologia aplicada em Círculos de Treinamento (Coaching Circle), na abordagem da Teoria U, para fomentar a prática da escuta empática e da atenção plena no contexto educacional universitário, particularmente entre equipes que realizavam assessoria pedagógica a docentes e discentes no Ensino Superior (pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, gestores etc.) e que relataram dificuldades para realizar suas ações. A Teoria U vem sendo desenvolvida por pesquisadores-ação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e praticada por líderes e agentes de mudança em todo o mundo há mais de 20 anos (Scharmer, 2019; 2020). As metodologias e dinâmicas da Teoria U, entre elas a Clínica de Caso, foram desenhadas para ocorrer presencialmente, porém adaptações ao contexto virtual vêm sendo feitas, mantendo o propósito inicial de poderem ser aplicadas a um desafio, problema ou sistema importante para o indivíduo ou grupo e permitem “explorar o futuro pelo fazer” (explore the future by doing), desenvolvendo protótipos e soluções que conectam as dimensões pessoal, relacional e sistêmica da mudança. A metodologia empregada consistiu na aplicação de Clínicas de Caso entre assessores pedagógicos de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, em encontros virtuais de uma hora e meia (via Google Meet). A Clínica de Caso segue um roteiro estruturado em seis passos, em que um grupo de até cinco pessoas, se distribuem nos seguintes papéis: doador(a) do caso, cuidador(a) do tempo e conselheiro(a)s (coaches). A conversa entre os participantes visa a um diálogo generativo, em que todos refletem sobre a situação do(a) doador(a) do caso e sobre a forma como as observações trazidas pelos conselheiro(a)s podem oferecer novas perspectivas sobre a situação e o percurso do autor do caso. A prioridade reside na continuidade do diálogo, sem imposição de urgência para correção ou resolução do desafio em questão. Alguns princípios são importantes de serem observados pelos participantes: 1) o caso deve ser específico e representar um real desafio para o doador(a); 2) não há relação hierárquica no grupo; 3) buscar a prática da escuta empática e a atenção plena e 4) promover um alto nível de confiança e energia positiva no grupo. Em 2023 foram realizadas nove clínicas de caso virtuais com 10 assessores pedagógicos de IES brasileiras, participantes do GEAPU - Grupo de Estudos em Pedagogia Universitária, projeto de extensão da UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas (MG). Por meio de questionário de múltipla escolha direcionado aos participantes destas clínicas, foram obtidos dados sobre o impacto dessa metodologia na promoção das habilidades necessárias para a resolução colaborativa de problemas e desafios educacionais, importantes para o indivíduo na realização das suas atividades de assessoramento pedagógico. Entre os achados mais significativos, 60% dos participantes indicaram que a Clínica de Caso estimula a reflexão crítica e oportunidades no contexto educacional; 90% afirmaram que se sentem confortáveis em aplicar a Clínica de Caso como ferramenta de trabalho e sugerem a continuidade das práticas dentro do grupo. Entre 60% e 70% avaliaram as clínicas de caso como muito relevantes para o contexto educacional, sendo aplicáveis em: situações com estudantes, conflito entre os pares, ações de formação docente e outras frentes de assessoramento pedagógico. Avaliamos por meio deste estudo exploratório, que a metodologia de clínica de caso aplicada virtualmente pode ser uma proposta de formação em serviço exitosa contribuindo para a identificação de soluções criativas e inovadoras para os desafios educacionais que se apresentam às equipes de assessoramento pedagógico e para a divulgação da Teoria U como possibilidade de abordagem inovadora para o contexto universitário brasileiro.