JClIC COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS
Palavras-chave:
jclic, surdos, jogos, ensino de portuguêsResumo
O presente resumo apresenta uma proposta de atividade desenvolvida com o software JClic, para o ensino de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco no ensino de Português como segunda língua, em uma perspectiva bilíngue de ensino, a qual explicita a Língua Brasileira de Sinais e o Português Escrito como forma de mediação do processo de ensino e de aprendizagem no que se refere ao Gênero Textual Conto. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é mostrar à literacia visual, com base em possíveis estratégias multimodais na construção do jogo, sem desprezar o contexto linguístico, a ampliação de vocabulário, a semântica e as classes gramaticais valendo-se do Gênero Textual abordado. O JClic trata-se de uma ferramenta desenvolvida em uma linguagem de programação Java, que possibilita criar atividades educativas organizadas em projetos específicos e que podem valorizar a pedagogia visual, tão importante no processo educacional do público-alvo desta atividade. O projeto abarca uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, pois os conhecimentos gerados contribuirão para a educação dos estudantes surdos e além disso, sua aplicação prática atuará como possíveis soluções de
problemas que envolvem às suas situações comunicativas e linguísticas. Possibilita também, que decorra uma análise crítica e reflexiva acerca da prática pedagógica do professor que atua diretamente com esse público. Os procedimentos metodológicos deste projeto seguiram as etapas de criação de jogos contidos dentro do JClic Author. Essa ferramenta permite criar e experimentar os projetos criados, verificando o seu desenho gráfico previsto e desejado instantaneamente. Vale destacar que, o Jclic Author necessita ser instalado no computador, para que assim, os jogos possam ser desenvolvidos. Com o projeto completo, composto por vários jogos, criou-se um link para o acesso ao jogo. Esse link foi encaminhado via rede social a cada estudante que participou da atividade. A investigação aconteceu em uma escola pública, polo de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e que experienciaram os jogos criados. Como referencial teórico, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca da importância dos jogos como forma de motivação e incentivo aos estudos, abordou-se o Gênero Textual Conto com base na proposta curricular do ensino de português como segunda língua para estudantes surdos e em consonância com a BNCC no desenvolvimento de competências e habilidades para as práticas contextualizadas de leitura e escrita. Os resultados obtidos assinalaram que atividade proposta dialoga com os objetivos de aprendizagem e também com a motivação dos estudantes frente ao jogo e aos desafios em vencer as etapas estabelecidas. Os estudantes puderam avaliar a aplicabilidade do jogo e o que poderia ser aperfeiçoado nas atividades, a fim de tornar o jogo mais dinâmico e divertido, sem descaracterizar a questão educacional dos desafios. O projeto mencionado encontra- se em aprimoramento, visto que, após as sugestões dos estudantes, há a necessidade de refinamento e reflexão acerca dos aspectos relacionados à jogabilidade e à rica experiência de aprendizagem advinda por meio do software, JClic.