DESENVOLVIMENTO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MATEMATICAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Adriana de Fátima Andrade Unesp Bauru/SP Autor
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani Unesp Bauru/SP Autor

Palavras-chave:

Objeto digital de aprendizagem, Matemática, Jogos Digitais

Resumo

Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Esta pesquisa se insere como um recorte da dissertação intitulada "Objeto Digital de Aprendizagem no Ensino e na Aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", que objetivou a construção do Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) "Matematicamente" no processo de ensino e aprendizagem das operações básicas da Matemática com alunos do 4o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. O ODA foi desenvolvido na linguagem ReactJS, além de popular, tem características como a facilidade de uso, alta flexibilidade, é performático e escalável. O desenvolvimento do ODA Matematicamente atingiu os objetivos e por esse motivo, recomendamos a utilização nas escolas e seu futuro aprimoramento, buscando disponibilizar maior quantidade de conteúdos no produto e aplicá-lo também para alunos de outros anos do Ensino Fundamental. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do ODA como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

DE FÁTIMA ANDRADE, Adriana; RODRIGUES TEZANI, Thaís Cristina. DESENVOLVIMENTO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MATEMATICAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2797.. Acesso em: 9 out. 2024.