DESENVOLVIMENTO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MATEMATICAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Objeto digital de aprendizagem, Matemática, Jogos DigitaisResumo
Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Esta pesquisa se insere como um recorte da dissertação intitulada "Objeto Digital de Aprendizagem no Ensino e na Aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", que objetivou a construção do Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) "Matematicamente" no processo de ensino e aprendizagem das operações básicas da Matemática com alunos do 4o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. O ODA foi desenvolvido na linguagem ReactJS, além de popular, tem características como a facilidade de uso, alta flexibilidade, é performático e escalável. O desenvolvimento do ODA Matematicamente atingiu os objetivos e por esse motivo, recomendamos a utilização nas escolas e seu futuro aprimoramento, buscando disponibilizar maior quantidade de conteúdos no produto e aplicá-lo também para alunos de outros anos do Ensino Fundamental. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do ODA como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.