TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEXTO BRASILEIRO E ESPANHOL

Autores

  • Franciele Dos Santos Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru Autor
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores, Brasil, Espanha

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são características da sociedade atual e, cada vez mais, requerem que professores sejam bem formados e desenvolvam competências digitais para ensinar utilizando as TDIC. Assim, falar sobre a inserção das tecnologias digitais nos cursos superiores mostra-se pertinente, objetivando com o presente trabalho comparar e analisar a inserção das TDIC nos currículos de dois cursos de formação de professores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo um brasileiro e outro espanhol. A escolha dos dois países e a proposta de pesquisa ocorreu após a realização de um intercâmbio estudantil durante a graduação de uma das autoras do texto. A investigação teve caráter qualitativo e os dados foram coletados através de uma abordagem bibliográfica e documental, utilizando documentos digitais disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior participantes do estudo. Foram identificadas, a partir das análises das ementas dos cursos, apenas uma disciplina em cada curso que abordava o tema TDIC e apesar de buscarem atrelar teoria e prática em seu desenvolvimento, os cursos acabam tendo as TDIC em seus currículos de maneira tímida e apenas como um apêndice do curso.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

DOS SANTOS, Franciele; MAYRA PEDRO, Ketilin. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTEXTO BRASILEIRO E ESPANHOL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2796.. Acesso em: 9 out. 2024.