TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Mariana Ferraz Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Autor

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologia Educacional, Educação Especial

Resumo

Com o avanço tecnológico, é crucial explorar a integração eficaz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), visando maximizar as oportunidadesde aprendizado e desenvolvimento para alunos com necessidades educacionais específicas. Este trabalho teve como objetivo analisar as produções científicas sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Atendimento Educacional Especializado presentes no Periódicos CAPES. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que se baseou em materiais previamente elaborados como fonte em que foram selecionados 10 artigos que correspondiam ao objetivo do trabalho. Após a análise dos dados, foram criadas três categorias temáticas: software para educação, formação de professores e outros recursos de TDIC. Identificaram-se várias limitações no acesso, uso e preparo dos profissionais para as TDIC no AEE, juntamente com a falta de orientação sobre seu uso nas práticas educacionais. Portanto, uma abordagem inclusiva de ensino demanda o reconhecimento e a aplicação de mecanismos que facilitem a participação dos estudantes por meio de recursos tecnológicos no AEE, aliada à formação adequada dos professores para sua utilização.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

FERRAZ, Mariana; DE PAULA PEREZ CAMPOS, Juliane Aparecida. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2795.. Acesso em: 15 out. 2024.