TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BNCC E A PANDEMIA DA COVID 19: REFLEXÕES ACERCA DO DESAFIO DE USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
BNCC, Competências, Pandemia, Covid 19, TDICResumo
Diante do cenário pandêmico em escala global, da necessidade de manter o processo de ensino- aprendizagem acontecendo, tanto por questões pedagógicas como para enfrentar o enfadonho isolamento social, instituições, profissionais, alunos e suas famílias tiveram que buscar saídas - a principal e possível foi o ensino remoto. Na cidade de Contagem-MG, essa missão ficou muito mais a cargo das escolas e dos profissionais. As medidas adotadas pelo poder público no sentido de possibilitar a efetivação do ensino remoto foram tímidas, sem ações materiais concretas. Foram apontadas diretrizes, mas de forma vazia, transferindo para cada escola a tarefa de organizar e gerir o ensino remoto, sem qualquer apoio financeiro ou material, foram oferecidas apenas formações. A partir de pesquisa realizada com professores (as), esse trabalho descreve as ações adotadas na Escola Municipal Ipê Amarelo na perspectiva do que aponta a 5a Competência Geral para Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, fundamentalmente: usar as TICs na escola de forma ativa e reflexiva para além de mediar o processo de ensino-aprendizagem, colocando os alunos numa posição de protagonista na construção do saber.