TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BNCC E A PANDEMIA DA COVID 19: REFLEXÕES ACERCA DO DESAFIO DE USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Vladimir Rocha Ferreira Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Contagem, MG Autor

Palavras-chave:

BNCC, Competências, Pandemia, Covid 19, TDIC

Resumo

Diante do cenário pandêmico em escala global, da necessidade de manter o processo de ensino- aprendizagem acontecendo, tanto por questões pedagógicas como para enfrentar o enfadonho isolamento social, instituições, profissionais, alunos e suas famílias tiveram que buscar saídas - a principal e possível foi o ensino remoto. Na cidade de Contagem-MG, essa missão ficou muito mais a cargo das escolas e dos profissionais. As medidas adotadas pelo poder público no sentido de possibilitar a efetivação do ensino remoto foram tímidas, sem ações materiais concretas. Foram apontadas diretrizes, mas de forma vazia, transferindo para cada escola a tarefa de organizar e gerir o ensino remoto, sem qualquer apoio financeiro ou material, foram oferecidas apenas formações. A partir de pesquisa realizada com professores (as), esse trabalho descreve as ações adotadas na Escola Municipal Ipê Amarelo na perspectiva do que aponta a 5a Competência Geral para Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, fundamentalmente: usar as TICs na escola de forma ativa e reflexiva para além de mediar o processo de ensino-aprendizagem, colocando os alunos numa posição de protagonista na construção do saber.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

ROCHA FERREIRA, Vladimir. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BNCC E A PANDEMIA DA COVID 19: REFLEXÕES ACERCA DO DESAFIO DE USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2794.. Acesso em: 9 out. 2024.