VIVER DIGITAL: A ARTICULAÇÃO DE PESQUISAS MATERIALIZADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO E CULTURA
Palavras-chave:
Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Educação BásicaResumo
As pesquisas desenvolvidas por docentes das universidades públicas paulistas (USP, UNESP, UNICAMP e UNIVESP) resultaram em trocas de experiências que se consolidaram em um projeto de extensão e cultura sobre questões pertinentes à inclusão digital no âmbito da educação escolar pública do Estado de São Paulo. O uso intensificado das tecnologias digitais, especialmente durante a pandemia, trouxe consigo mudanças rápidas e profundas na forma como se vive e se relaciona, as quais abriram perspectivas para reformulações das formas de se ensinar e de aprender. Com base na Política Nacional de Educação Digital, Lei 14.533 de 11 de janeiro de 2023, e nas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, o grupo se articulou para planejar ações pautadas em estudos científicos, com o propósito do uso das tecnologias digitais em prol da melhoria da aprendizagem, do letramento científico, da inclusão social, da cidadania digital e da democratização de saberes em escolas públicas por meio da produção de tecnologias sociais, materiais pedagógicos digitais.