VIVER DIGITAL: A ARTICULAÇÃO DE PESQUISAS MATERIALIZADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO E CULTURA

Autores

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani UNESP Autor
  • Adriana Backx Noronha Viana USP Autor
  • Carlos Eduardo Albuquerque Miranda UNICAMP Autor
  • Claudia Dias Prioste UNESP Autor
  • Mônica Cristina Garbin UNIVESP Autor

Palavras-chave:

Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Educação Básica

Resumo

As pesquisas desenvolvidas por docentes das universidades públicas paulistas (USP, UNESP, UNICAMP e UNIVESP) resultaram em trocas de experiências que se consolidaram em um projeto de extensão e cultura sobre questões pertinentes à inclusão digital no âmbito da educação escolar pública do Estado de São Paulo. O uso intensificado das tecnologias digitais, especialmente durante a pandemia, trouxe consigo mudanças rápidas e profundas na forma como se vive e se relaciona, as quais abriram perspectivas para reformulações das formas de se ensinar e de aprender. Com base na Política Nacional de Educação Digital, Lei 14.533 de 11 de janeiro de 2023, e nas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, o grupo se articulou para planejar ações pautadas em estudos científicos, com o propósito do uso das tecnologias digitais em prol da melhoria da aprendizagem, do letramento científico, da inclusão social, da cidadania digital e da democratização de saberes em escolas públicas por meio da produção de tecnologias sociais, materiais pedagógicos digitais.

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Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

RODRIGUES TEZANI, Thaís Cristina; BACKX NORONHA VIANA, Adriana; ALBUQUERQUE MIRANDA, Carlos Eduardo; DIAS PRIOSTE, Claudia; GARBIN, Mônica Cristina. VIVER DIGITAL: A ARTICULAÇÃO DE PESQUISAS MATERIALIZADAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO E CULTURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2793.. Acesso em: 9 out. 2024.