TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS FERRAMENTAS DO GOOGLE E SUAS POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Google Education, Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Educação BásicaResumo
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Cultura Digital é uma competência que remete às relações humanas mediadas por tecnologias digitais as quais envolvem as comunicações por meio digital, aproximando-se também de outros conceitos como sociedade da informação, cibercultura e revolução digital. Assim, há necessidade de investir na formação dos alunos da Educação Básica, especificamente os dos anos iniciais, para o uso das tecnologias digitais, tendo em vista a atual realidade social e educacional. O presente texto apresenta os resultados de um projeto de ensino que contribuiu para a formação dos alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Bauru/SP, para o uso das ferramentas do Google. Foram realizadas oficinas temáticas previamente organizadas conforme a faixa etária, articulando os conteúdos curriculares de modo a contribuir com organização dos estudos, aplicação e utilização das ferramentas do Google nas atividades escolares, em sala de aula. Os dados coletados e analisados indicaram que oficinas temáticas realizadas no laboratório de informática da escola durante o ano letivo de 2023 e os vídeos contextualizados, slides e atividades lúdicas dirigidas para a realização de tarefas e atividades proporcionaram o acesso à Cultura Digital.