TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS FERRAMENTAS DO GOOGLE E SUAS POSSIBILIDADES

Autores

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani (UNESP Autor
  • Júlia Correa Maranzatto UNESP Autor

Palavras-chave:

Google Education, Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Educação Básica

Resumo

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Cultura Digital é uma competência que remete às relações humanas mediadas por tecnologias digitais as quais envolvem as comunicações por meio digital, aproximando-se também de outros conceitos como sociedade da informação, cibercultura e revolução digital. Assim, há necessidade de investir na formação dos alunos da Educação Básica, especificamente os dos anos iniciais, para o uso das tecnologias digitais, tendo em vista a atual realidade social e educacional. O presente texto apresenta os resultados de um projeto de ensino que contribuiu para a formação dos alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Bauru/SP, para o uso das ferramentas do Google. Foram realizadas oficinas temáticas previamente organizadas conforme a faixa etária, articulando os conteúdos curriculares de modo a contribuir com organização dos estudos, aplicação e utilização das ferramentas do Google nas atividades escolares, em sala de aula. Os dados coletados e analisados indicaram que oficinas temáticas realizadas no laboratório de informática da escola durante o ano letivo de 2023 e os vídeos contextualizados, slides e atividades lúdicas dirigidas para a realização de tarefas e atividades proporcionaram o acesso à Cultura Digital.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

RODRIGUES TEZANI, Thaís Cristina; CORREA MARANZATTO, Júlia. TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AS FERRAMENTAS DO GOOGLE E SUAS POSSIBILIDADES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2792.. Acesso em: 9 out. 2024.