TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS POSSIBILIDADES DO USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS PARA COMPREENSÃO DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alan Silva de Aviz PPGECT/UFSC Autor

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Mídias audiovisuais, Ensino Médio, Questões contemporâneas

Resumo

Diante dos desafios encontrados na educação básica e, considerando o processo de mudança do atual ensino médio, tão debatido nos últimos tempos, o presente trabalho traz à tona algumas questões que nos permite refletir sobre a possibilidade do uso de mídias audiovisuais como um meio para compreensão de questões contemporâneas, bem como da processo civilizatória, na educação. Numa perspectiva de tentar entender como as mídias (enquanto meio tecnológico) ajudariam a uma compreensão crítica de questões contemporâneas, o presente trabalho conta com dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada em 2022, com alunos dos terceiros anos do ensino médio, dados estes obtidos a partir de uma dinâmica realizada em sala de aula, a qual foi desenvolvida com aplicação de questionário e rodas de conversas, sob perspectiva do método crítico hermenêutico. Os resultados obtidos nesta etapa farão parte do capítulo de uma tese de doutorado, ligado à educação científica e tecnológica. Assim, pretende-se apontar possíveis caminhos para nortear, por meio da educação básica, a compreensão do termo equação civilizatória (sendo este uma categoria de análise da realidade), bem como dos problemas e questões inerentes ao atual contexto em que vive a humanidade, em decorrência dos avanços e “progressos” da tecnologia. Utilizando-se das narrativas, imagens e mensagens contidas em filmes e documentários como um caminho para compreensão crítica de questões contemporâneas com alunos do ensino médio da rede pública.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA DE AVIZ, Alan. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS POSSIBILIDADES DO USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS PARA COMPREENSÃO DE QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO MÉDIO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2790.. Acesso em: 18 fev. 2025.