ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DO CICLO DA ÁGUA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Robótica educacional, Pensamento computacional, Ciclo da águaResumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no interior de São Paulo, com uma turma do 5o ano tendo como objetivo investigar as contribuições da robótica educacional e do pensamento computacional, na aplicação de uma sequência didática, para a construção de um terrário com sensor de umidade, para a aprendizagem do ciclo da água. Os objetivos específicos foram analisar e entender as concepções acerca do conhecimento sobre o ciclo da água dos 19 alunos da turma, concernente sua aprendizagem prévia e relatar seu entendimento sobre o fenômeno, comparando os resultados de avaliações antes e após a aplicação do processo de intervenção. Os alunos construíram esse terrário com sensor de umidade, que os permitiu observar, relacionar e relatar o fenômeno do ciclo da água, cuja experiência culminou na confecção do produto educacional. Nas avaliações, os desenhos dos alunos foram considerados como expressão dos seus saberes, o que evidenciou um ganho de cerca de 90% no aprendizado dos conteúdos sobre o ciclo da água, demonstrando o potencial da utilização da robótica educativa e do uso de atividades de pensamento computacional como estratégias para o ensino de Ciências, favorecendo oportunidades de aprendizagem prática, engajamento, trabalho colaborativo, valorização da autoestima e da criatividade.