PROPOSTA DO USO DE ELEMENTOS DA CULTURA VISUAL NA ESTRUTURAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA PERCEPÇÃO DISCENTE

Autores

  • Bianca Carneiro Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco Autor
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Cultura Visual, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Percepção Discente, Educação a Distância

Resumo

Na Educação a Distância (EaD), a virtualidade e o emprego das tecnologias digitais criam um ambiente propício para a Cultura Visual influenciar positivamente a construção do conhecimento. Estudos abordam experiências positivas com o uso de imagens em cursos EaD, fornecendo relatos de materiais didáticos bem estruturados. Entretanto, ao considerar o uso da Cultura Visual na estruturação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ainda prevalece uma abordagem predominantemente instrumental da tecnologia, sem levar em consideração a visão do discente e a importância da Cultura Visual como componente essencial para o desenvolvimento dos estudantes no uso do AVA. Dessa forma, o objetivo deste estudo é propor a integração de elementos da Cultura Visual na estruturação de informações e conteúdos nos ambientes virtuais de cursos superiores a distância, tendo como base a análise da percepção dos discentes. Este estudo contou com a participação de 58 discentes de oito cursos de graduação a distância de uma universidade pública federal. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário online em que os dados foram analisados a partir dos ciclos de codificação de Saldaña. A análise da percepção dos estudantes em relação à organização visual do AVA e às sugestões de melhorias visuais e/ou interativas proporcionou insights que culminaram em uma proposta embasada em conceitos sólidos, contribuindo para o estabelecimento de diretrizes para a organização do AVA.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

CARNEIRO RIBEIRO, Bianca; SABBATINI, Marcelo. PROPOSTA DO USO DE ELEMENTOS DA CULTURA VISUAL NA ESTRUTURAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA PERCEPÇÃO DISCENTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2788.. Acesso em: 9 out. 2024.