PROPOSTA DO USO DE ELEMENTOS DA CULTURA VISUAL NA ESTRUTURAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA PERCEPÇÃO DISCENTE
Palavras-chave:
Cultura Visual, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Percepção Discente, Educação a DistânciaResumo
Na Educação a Distância (EaD), a virtualidade e o emprego das tecnologias digitais criam um ambiente propício para a Cultura Visual influenciar positivamente a construção do conhecimento. Estudos abordam experiências positivas com o uso de imagens em cursos EaD, fornecendo relatos de materiais didáticos bem estruturados. Entretanto, ao considerar o uso da Cultura Visual na estruturação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ainda prevalece uma abordagem predominantemente instrumental da tecnologia, sem levar em consideração a visão do discente e a importância da Cultura Visual como componente essencial para o desenvolvimento dos estudantes no uso do AVA. Dessa forma, o objetivo deste estudo é propor a integração de elementos da Cultura Visual na estruturação de informações e conteúdos nos ambientes virtuais de cursos superiores a distância, tendo como base a análise da percepção dos discentes. Este estudo contou com a participação de 58 discentes de oito cursos de graduação a distância de uma universidade pública federal. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário online em que os dados foram analisados a partir dos ciclos de codificação de Saldaña. A análise da percepção dos estudantes em relação à organização visual do AVA e às sugestões de melhorias visuais e/ou interativas proporcionou insights que culminaram em uma proposta embasada em conceitos sólidos, contribuindo para o estabelecimento de diretrizes para a organização do AVA.