PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS ESCOLAS

Autores

  • Carlos Roberto da Silveira Júnior IFG - Instituto Federal de Goiás Autor
  • Felippe Guimarães Maciel UNB - Universidade de Brasília Autor
  • Noelly Alves de Sousa (IFG - Instituto Federal de Goiás, Autor
  • Mariana Milhomem de Sousa IFG - Instituto Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

Energias Renováveis, Objetos Educacionais, Energia Solar, CTSA

Resumo

As transformações sociais e ambientais que estão ocorrendo no mundo torna importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, pois as relações existentes entre sociedade, recursos energéticos e meio ambiente precisam ter maior harmonia. Esse artigo propõe o estudo teórico, prático, e crítico sobre o uso das energias renováveis no contexto escolar, a partir de oficinas com objetos educacionais relacionados à energia fotovoltaica. Tais oficinas serão realizadas de forma teórica e prática com o uso de metodologias ativas e gamificação. O projeto tem como público-alvo professores e alunos do ensino básico das escolas públicas da região metropolitana de Goiânia. Seu principal objetivo é conscientizar, identificar e compreender os fundamentos e características da energia solar fotovoltaica, a partir de atividades práticas sobre a utilização de fontes renováveis de energia e sua relação com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, inspirados na perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

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Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

DA SILVEIRA JÚNIOR, Carlos Roberto; GUIMARÃES MACIEL, Felippe; ALVES DE SOUSA, Noelly; MILHOMEM DE SOUSA, Mariana. PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS ESCOLAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2787.. Acesso em: 15 out. 2024.