PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Energias Renováveis, Objetos Educacionais, Energia Solar, CTSAResumo
As transformações sociais e ambientais que estão ocorrendo no mundo torna importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, pois as relações existentes entre sociedade, recursos energéticos e meio ambiente precisam ter maior harmonia. Esse artigo propõe o estudo teórico, prático, e crítico sobre o uso das energias renováveis no contexto escolar, a partir de oficinas com objetos educacionais relacionados à energia fotovoltaica. Tais oficinas serão realizadas de forma teórica e prática com o uso de metodologias ativas e gamificação. O projeto tem como público-alvo professores e alunos do ensino básico das escolas públicas da região metropolitana de Goiânia. Seu principal objetivo é conscientizar, identificar e compreender os fundamentos e características da energia solar fotovoltaica, a partir de atividades práticas sobre a utilização de fontes renováveis de energia e sua relação com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, inspirados na perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).