PROCESSOS EDUCATIVOS DE GEOGRAFIA COM O USO DE TDIC NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA BÁSICA: TURISMO SUSTENTÁVEL, DESENVOLVIMENTO LOCAL E INCLUSÃO COMUNITÁRIA
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, TDIC, Ensino de Geografia, Turismo Sustentável, Paulo FreireResumo
Neste trabalho aborda-se as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino-aprendizagem de Geografia, refere-se ao processo educativo dialógico de ensino-aprendizagem de Geografia desenvolvido pelo 2o subgrupo, aplicado na Escola Estadual PEI Simpliciano Campolim de Almeida, Nova Campina-SP, que tem como objetivo principal ressignificar a formação inicial e permanente docente e melhorar a aprendizagem estudantil e a avaliação de conteúdo, utilizando-se das TDIC (Mill, 2013), numa abordagem freiriana (Freire, 1967; Freire 2013a; Freire 2013b; Veloso 2020a). O processo educativo consistiu em desenvolver atividades de acesso e de avaliação de conteúdo disciplinar, especificamente sobre os temas turismo sustentável, desenvolvimento local e inclusão comunitária (Candiotto, 2009; Almeida, 2023), utilizando diversas formas de tecnologia digital, respectivamente: para comunicação, utilizou-se WhatsApp; para desenvolvimento de conteúdo, utilizou-se o Canva e a exibição de cinco vídeos do YouTube; e para avaliação das TDIC nos processos de ensino-aprendizagens, utilizou-se o Google Forms. Como resultado observa-se o interesse dos alunos e reconhecimento da importância da temática do turismo sustentável, bem como identifica-se habilidades críticas e reflexivas em relação à sua realidade local. Conclui-se que este projeto fomentou ensino-aprendizagens dialógicos, colaborativos e críticos por meio das TDIC; por fim, espera-se que essa consciência ambiental se traduza em ações sustentáveis no cotidiano.