PROCESSO CRIATIVO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA OFERECIMENTO DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Autores

  • José Angelo Fiorot Junior (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Autor
  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Autor

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento de software, Educação e Tecnologia, Educação Especial e inclusiva

Resumo

Este trabalho apresenta a criação, desenvolvimento e implementação da pesquisa de um aplicativo Neurus.Zone, que pretende promover o Enriquecimento Curricular por meio de uma estratégia personalizada. O Neurus.Zone diferencia-se de outras plataformas, ao incorporar a gamificação em todo o aplicativo. Essa abordagem, visa potencializar a motivação para a aprendizagem mais personalizada, por meio de desafios, interação com colegas e desenvolvimento de projetos incentivando a iniciação científica dos participantes. Faz-se a apresentação do processo criativo de desenvolvimento técnico do aplicativo Neurus.Zone com seu planejamento, implementação e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo criativo de desenvolvimento de aplicativo para o oferecimento de Enriquecimento Curricular a estudantes da Educação Básica. Espera-se que os resultados possam influenciar positivamente a educação e abrir caminhos para futuras inovações na interface tecnologia-educação. O Neurus.Zone pretende ser uma estratégia útil para fomentar comportamentos superdotados, conforme a Teoria dos Três Anéis de Renzulli.

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Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

FIOROT JUNIOR, José Angelo; ALEXANDRA RONDINI, Carina. PROCESSO CRIATIVO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA OFERECIMENTO DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2785.. Acesso em: 9 out. 2024.