PROCESSO CRIATIVO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA OFERECIMENTO DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento de software, Educação e Tecnologia, Educação Especial e inclusivaResumo
Este trabalho apresenta a criação, desenvolvimento e implementação da pesquisa de um aplicativo Neurus.Zone, que pretende promover o Enriquecimento Curricular por meio de uma estratégia personalizada. O Neurus.Zone diferencia-se de outras plataformas, ao incorporar a gamificação em todo o aplicativo. Essa abordagem, visa potencializar a motivação para a aprendizagem mais personalizada, por meio de desafios, interação com colegas e desenvolvimento de projetos incentivando a iniciação científica dos participantes. Faz-se a apresentação do processo criativo de desenvolvimento técnico do aplicativo Neurus.Zone com seu planejamento, implementação e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo criativo de desenvolvimento de aplicativo para o oferecimento de Enriquecimento Curricular a estudantes da Educação Básica. Espera-se que os resultados possam influenciar positivamente a educação e abrir caminhos para futuras inovações na interface tecnologia-educação. O Neurus.Zone pretende ser uma estratégia útil para fomentar comportamentos superdotados, conforme a Teoria dos Três Anéis de Renzulli.