ESCANEAMENTO 3D: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Ana Beatriz Cruz da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Matheus Carneiro Heinzelmann Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Anatalia Kutianski Gonzalez Vieira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor
  • Barbra Candice Southern Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor
  • Elizabeth Teixeira de Souza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor
  • Tiago Savignon Cardoso Machado Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor
  • Waldiney Cavalcante de Mello Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor

Palavras-chave:

acervo, coleção, digitalização, escaneamento, zoologia

Resumo

As coleções biológicas desempenham um papel crucial na pesquisa e no ensino, pois, além de fornecerem informações essenciais sobre a diversidade biológica, representam também um importante apoio aos professores na abordagem didática. Nesse contexto, a deterioração e destruição desses espécimes representam um grande risco para a perda de dados importantes. A técnica de escaneamento surge como uma alternativa valiosa para preservar e compartilhar essas coleções, embora sua adoção ainda seja limitada, especialmente na educação básica. Dessa forma, o presente estudo visa democratizar o acesso a uma ferramenta de escaneamento acessível e de baixo custo, por meio da utilização do aplicativo Polycam. A partir dessa tecnologia, está sendo conduzida a digitalização da coleção zoológica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, composta, principalmente, por exemplares de Arthropoda e Mollusca. Até o momento, 91 conchas foram digitalizadas e registradas na plataforma Sketchfab, sendo utilizadas nas aulas de biologia juntamente da coleção física e tornando o aprendizado mais dinâmico e tangível. Observou-se que objetos maiores e com maior riqueza de texturas e colorações foram escaneados com maior sucesso. Os resultados até o momento são promissores, e o projeto continua a buscar melhorias na precisão e qualidade dos modelos tridimensionais.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

CRUZ DA SILVA, Ana Beatriz; CARNEIRO HEINZELMANN, Matheus; KUTIANSKI GONZALEZ VIEIRA, Anatalia; CANDICE SOUTHERN, Barbra; TEIXEIRA DE SOUZA, Elizabeth; SAVIGNON CARDOSO MACHADO, Tiago; CAVALCANTE DE MELLO, Waldiney. ESCANEAMENTO 3D: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2784.. Acesso em: 9 out. 2024.