ESCANEAMENTO 3D: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
acervo, coleção, digitalização, escaneamento, zoologiaResumo
As coleções biológicas desempenham um papel crucial na pesquisa e no ensino, pois, além de fornecerem informações essenciais sobre a diversidade biológica, representam também um importante apoio aos professores na abordagem didática. Nesse contexto, a deterioração e destruição desses espécimes representam um grande risco para a perda de dados importantes. A técnica de escaneamento surge como uma alternativa valiosa para preservar e compartilhar essas coleções, embora sua adoção ainda seja limitada, especialmente na educação básica. Dessa forma, o presente estudo visa democratizar o acesso a uma ferramenta de escaneamento acessível e de baixo custo, por meio da utilização do aplicativo Polycam. A partir dessa tecnologia, está sendo conduzida a digitalização da coleção zoológica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, composta, principalmente, por exemplares de Arthropoda e Mollusca. Até o momento, 91 conchas foram digitalizadas e registradas na plataforma Sketchfab, sendo utilizadas nas aulas de biologia juntamente da coleção física e tornando o aprendizado mais dinâmico e tangível. Observou-se que objetos maiores e com maior riqueza de texturas e colorações foram escaneados com maior sucesso. Os resultados até o momento são promissores, e o projeto continua a buscar melhorias na precisão e qualidade dos modelos tridimensionais.