INVESTIGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXCELÊNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Qualidade, Conceitualização, Educação a DistânciaResumo
O crescimento na oferta de cursos e programas na modalidade a distância no Brasil trouxe discussões acadêmicas e para os pesquisadores em educação para asseverar a qualidade na modalidade. O projeto tem como objetivo analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da Educação a Distância, publicados nas revistas EmRede – Revista de Educação a Distância e TIC’s & EaD em Foco pela UEMAnet/UEMA, dentro o período de 2012 a 2022. Ambas revistas destacam-se como uma importante fonte de pesquisa e reflexão na interseção entre Educação a Distância (EaD) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), abordam uma diversidade de temas relacionados ao uso inovador das TICs na modalidade a distância. O estudo utiliza-se da metodologia Estado de Conhecimento para evidenciar a conceitualização do termo qualidade na Educação a Distância. Em setembro de 2023, iniciou-se a pesquisa com identificação dos artigos científicos que mencionam os descritores “Qualidade” e “Educação a Distância”, como critério de busca os artigos selecionados foram os que apresentaram os descritores mencionados no resumo da produção, foram elencados 7 artigos na revista EmRede e 5 pesquisas na TIC’s & EaD em Foco. Analisamos os conceitos de qualidade presentes nos artigos que foram selecionados para apreciação, dentre os pontos abordados estão: indicadores de avaliação, diplomação, avaliação da aprendizagem, tecnologias digitais, formação inicial e continuada de professores, elaboração de materiais didáticos, ambiente virtual de aprendizagem, mediação pedagógica e acessibilidade. Organizamos relatório parcial contendo uma síntese dos conceitos e por fim pretendemos elaborar artigo científico com temáticas relacionadas ao objeto da pesquisa e apresentar os resultados em eventos acadêmicos. Trata-se de um estudo exploratório que visa a construção de um Estado do Conhecimento acerca da conceitualização do termo qualidade na EaD, o qual contribuirá com a consolidação do campo de pesquisa da temática em nosso país.