PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA ÁREA DE QUÍMICA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Experimentação Científica, Pré-Iniciação Científica, Vídeos EducativosResumo
Atualmente, há uma diversidade muito grande de recursos tecnológicos que são utilizados diariamente pela população. E neste cenário, estão presentes os vídeos, que são um dos recursos audiovisuais mais acessados e preferidos pelos jovens no século XXI. Todavia, ainda há uma carência de vídeos produzidos por alunos da Educação Básica voltados ao público de mesmo nível de escolarização, e que possam ser utilizados em sala de aula, ou, até mesmo, em casa, visando aprimorar os saberes e conhecimentos. Assim, o presente trabalho é um relato de experiência, desenvolvido no contexto de um projeto com bolsas de pré-iniciação científica para alunos de Ensino Médio, em uma parceria entre uma escola pública e uma universidade estadual, ambas do estado de São Paulo, cujo objetivo foi produzir novas e-mídias na forma de vídeos educativos, na área de Química, e divulgá-los em um canal no Youtube. Ao longo da vigência do projeto, os estudantes e os professores envolvidos participaram de passeios, reuniões formativas, análise de materiais, e também produziram três vídeos educacionais que podem ser assistidos no canal eXperimentAÇÃO Química: alunos em ação.