PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA ÁREA DE QUÍMICA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • João Pedro Mardegan Ribeiro Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Autor
  • Janete Harumi Yariwake Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Experimentação Científica, Pré-Iniciação Científica, Vídeos Educativos

Resumo

Atualmente, há uma diversidade muito grande de recursos tecnológicos que são utilizados diariamente pela população. E neste cenário, estão presentes os vídeos, que são um dos recursos audiovisuais mais acessados e preferidos pelos jovens no século XXI. Todavia, ainda há uma carência de vídeos produzidos por alunos da Educação Básica voltados ao público de mesmo nível de escolarização, e que possam ser utilizados em sala de aula, ou, até mesmo, em casa, visando aprimorar os saberes e conhecimentos. Assim, o presente trabalho é um relato de experiência, desenvolvido no contexto de um projeto com bolsas de pré-iniciação científica para alunos de Ensino Médio, em uma parceria entre uma escola pública e uma universidade estadual, ambas do estado de São Paulo, cujo objetivo foi produzir novas e-mídias na forma de vídeos educativos, na área de Química, e divulgá-los em um canal no Youtube. Ao longo da vigência do projeto, os estudantes e os professores envolvidos participaram de passeios, reuniões formativas, análise de materiais, e também produziram três vídeos educacionais que podem ser assistidos no canal eXperimentAÇÃO Química: alunos em ação.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

MARDEGAN RIBEIRO, João Pedro; HARUMI YARIWAKE, Janete. PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NA ÁREA DE QUÍMICA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2781.. Acesso em: 9 out. 2024.