PROCESSOS EDUCATIVOS DE GEOGRAFIA COM USO DE TDIC NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA BÁSICA ÁGUA E ECONOMIA
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, TDIC, Educação Libertadora, Geografia, ÁguaResumo
Neste trabalho abordam-se as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão do Grupo de Estudos do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino-aprendizagem de Geografia, refere-se ao processo educativo de ensino-aprendizagem de Geografia, desenvolvida pelo 3o subgrupo, envolvendo 20 alunos dos 6° anos do Ensino Fundamental II na E.M. Roberto Mário Santini, localizada em Praia Grande – SP, que teve como objetivo ressignificar a formação inicial e permanente docente e melhorar a aprendizagem estudantil e a avaliação de conteúdo, utilizando-se das TDIC (Mill, 2013), numa abordagem freiriana (Veloso, 2020a). O processo educativo consistiu em desenvolver atividades de acesso e de avaliação de conteúdos disciplinares, centrado na temática "Água e Economia", referenciado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ONU, 2022). A metodologia compreendeu a aplicação de questionários e quiz, apresentação de vídeos e textos, sendo que para comunicação, utilizou-se WhatsApp; para desenvolvimento de conteúdo, utilizou-se a plataforma Quizizz para a exibição de vídeos e aplicação de questionário de avaliação de conteúdo; e para avaliação das TDIC nos processos de ensino-aprendizagens, utilizou-se o Google Forms. Como resultado, observa-se que os estudantes aprovaram os processos de ensino-aprendizagem com o uso de TDIC. Conclui-se que pesquisas como essa, podem aguçar curiosidades, desenvolver dialogicidades, criticidades e criatividades dos docentes
e discentes.