RISCO DE DESCUMPRIMENTO DE META DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Ciência de Dados, Educação, Plano Nacional de Educação, Regressão Linear, Séries TemporaisResumo
A educação brasileira é uma ação desafiadora, tendo em vista as dimensões do país e a diversidade cultural, social e econômica. Neste contexto, percebeu-se que projetos e planos nacionais de educação precisavam de um estudo muito apurado para serem desenvolvidos de forma bem delineada desde o levantamento de necessidades e definição de metas, até a gestão e acompanhamento. Dessa forma, foi proposto a elaboração de umtrabalho que avaliasse osriscos do descumprimento de metas do Plano Nacional de Educação, partindo de um indicador relacionado à jovens concluintes do ensino fundamental, com intuito de verificar se a meta relacionada a tal indicador seria atingida no tempo definido. Além disso, o presente trabalho também pretendeu avaliar outrosindicadores, neste caso relacionados aos professores, com a finalidade de buscar um modelo explicativo. O estudo inicialmente utilizou séries temporais, elaborando tendências lineares para apuração dos resultados, em comparação com os dados reais de acompanhamento do plano de educação supracitado. Em seguida, utilizou-se a regressão linear para avaliar possíveis correlações entre dois indicadores associados aos professores. Após verificar-se a correlação com um indicador ligado aos
professores, a saber, formação com pós-graduação, o estudo culminou na construção e posterior ajuste de uma equação que expressasse e explicasse a situação apresentada.