RISCO DE DESCUMPRIMENTO DE META DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Renata da Paixão e Silva ESALQ/USP Autor
  • Paulo Fernando do Nascimento Afonso PECEGE ESALQ/USP Autor

Palavras-chave:

Ciência de Dados, Educação, Plano Nacional de Educação, Regressão Linear, Séries Temporais

Resumo

A educação brasileira é uma ação desafiadora, tendo em vista as dimensões do país e a diversidade cultural, social e econômica. Neste contexto, percebeu-se que projetos e planos nacionais de educação precisavam de um estudo muito apurado para serem desenvolvidos de forma bem delineada desde o levantamento de necessidades e definição de metas, até a gestão e acompanhamento. Dessa forma, foi proposto a elaboração de umtrabalho que avaliasse osriscos do descumprimento de metas do Plano Nacional de Educação, partindo de um indicador relacionado à jovens concluintes do ensino fundamental, com intuito de verificar se a meta relacionada a tal indicador seria atingida no tempo definido. Além disso, o presente trabalho também pretendeu avaliar outrosindicadores, neste caso relacionados aos professores, com a finalidade de buscar um modelo explicativo. O estudo inicialmente utilizou séries temporais, elaborando tendências lineares para apuração dos resultados, em comparação com os dados reais de acompanhamento do plano de educação supracitado. Em seguida, utilizou-se a regressão linear para avaliar possíveis correlações entre dois indicadores associados aos professores. Após verificar-se a correlação com um indicador ligado aos
professores, a saber, formação com pós-graduação, o estudo culminou na construção e posterior ajuste de uma equação que expressasse e explicasse a situação apresentada.

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Renata da Paixão; AFONSO, Paulo Fernando do Nascimento. RISCO DE DESCUMPRIMENTO DE META DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2779.. Acesso em: 9 out. 2024.