PROTOCOLO PARA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL (PAE) COM SUPORTE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DO ENSINO EM EVENTOS INESPERADOS OU EMERGENCIAIS
Palavras-chave:
Plano de Ação Emergencial, Tecnologias Digitais, Ensino Remoto ou Emergencial, Gestão de Crises em Contexto EducacionalResumo
Este estudo objetiva socializar reflexões parciais de pesquisa em andamento de proposta de criação de Plano de Ação Emergencial (PAE), com suporte de tecnologias digitais, com meta de garantir a continuidade do ensino em situações de eventos inesperados que gerem a impossibilidade de atividades de ensino presenciais. Temática aderente ao eixo Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC, trata-se de estudo de caso de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior da rede privada entre 2020 e 2022. Como fundamentação teórica, foram discutidos documentos concernentes a políticas públicas, decretos e resoluções, recomendações da UNESCO, do Quadro Estratégico da INEE (Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência) e pesquisas da literatura acadêmico-científica em torno do assunto. Como resultados parciais, identificou-se que o protocolo para a criação de PAEs para contextos educacionais deve ser pensado em, no mínimo, quatro eixos: infraestrutura, interface, formação e materiais didáticos; bem como manter uma comissão regular de análise e um banco de dados atualizado dos alunos visando conhecer suas condições de acesso ao ensino.