LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA (LAC): TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Autores

  • Eloisa Helena Mello Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor
  • Dirce Aparecida Vaselechen Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor
  • Izolde Hilgemberg de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor
  • Maria de Fátima de Mello Almeida Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor
  • Sílvia Aparecida Medeiros Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor
  • Simone do Rocio Pereira Neves Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa Autor

Palavras-chave:

Política educacional, Aprendizagem Criativa, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma prática de política educacional de governo, efetivada na Rede Pública de Ensino de um município paranaense que instituiu a aprendizagem criativa em parte das escolas do Ensino Fundamental I, por meio da criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC). Para desenvolvimento e resultados deste trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Dewey (2011), Ausubel (1978), Vygostsky (1987), Papert (2008), Kenski (2020) entre outros. A integração das tecnologias digitais no processo educativo é um desafio constante para os professores e gestores educacionais, por isso pensar em efetivar uma proposta pedagógica com metodologias ativas e a utilização das tecnologias exige do gestor um planejamento estratégico envolvendo formação docente e investimento na infraestrutura da escola. Entre as atividades educacionais citadas no texto, destacam-se a cultura maker e a robótica educacional. Este estudo elucida que a aprendizagem criativa é uma realidade neste município, que oferta uma educação de qualidade priorizando o protagonismo infantil, a partir de um olhar equânime e humanizado.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

MELLO, Eloisa Helena; VASELECHEN, Dirce Aparecida; OLIVEIRA, Izolde Hilgemberg; ALMEIDA, Maria de Fátima de Mello; RODRIGUES, Sílvia Aparecida Medeiros; NEVES, Simone do Rocio Pereira. LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA (LAC): TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2776.. Acesso em: 9 out. 2024.