LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA (LAC): TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Política educacional, Aprendizagem Criativa, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma prática de política educacional de governo, efetivada na Rede Pública de Ensino de um município paranaense que instituiu a aprendizagem criativa em parte das escolas do Ensino Fundamental I, por meio da criação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC). Para desenvolvimento e resultados deste trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a partir dos estudos de Dewey (2011), Ausubel (1978), Vygostsky (1987), Papert (2008), Kenski (2020) entre outros. A integração das tecnologias digitais no processo educativo é um desafio constante para os professores e gestores educacionais, por isso pensar em efetivar uma proposta pedagógica com metodologias ativas e a utilização das tecnologias exige do gestor um planejamento estratégico envolvendo formação docente e investimento na infraestrutura da escola. Entre as atividades educacionais citadas no texto, destacam-se a cultura maker e a robótica educacional. Este estudo elucida que a aprendizagem criativa é uma realidade neste município, que oferta uma educação de qualidade priorizando o protagonismo infantil, a partir de um olhar equânime e humanizado.