INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Educação Híbrida, Educação a Distância, EaD, InstitucionalizaçãoResumo
A educação está em constante evolução, impulsionada pelas transformações rápidas e significativas, especialmente evidenciadas após o advento da pandemia. A adoção generalizada de estratégias de Educação a Distância (EaD) e o uso extensivo de ambientes virtuais de aprendizagem têm sido marcos nesse processo. Essa transição não apenas reflete uma resposta à necessidade de adequação educacional para o século XXI, mas também sinaliza uma mudança fundamental na abordagem pedagógica, marcada pela integração de elementos da EaD nos cursos presenciais. O presente estudo, realizado por meio de uma revisão sistemática de literatura, tem como objetivo analisar o estágio de institucionalização da Educação a Distância e Híbrida em instituições públicas de ensino superior. Para isso, são explorados aspectos técnicos e comunicacionais, normativos e pedagógicos. Os resultados obtidos refletem a complexidade desse processo, destacando a importância de uma abordagem abrangente e interligada. Apesar do aumento na produção de artigos sobre o tema, ainda existem desafios a serem superados, como as limitações nos estudos e a necessidade de uma análise mais abrangente dos resultados educacionais envolvendo a modalidade EaD.