INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Gustavo Carvalho Mauricio Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Educação Híbrida, Educação a Distância, EaD, Institucionalização

Resumo

A educação está em constante evolução, impulsionada pelas transformações rápidas e significativas, especialmente evidenciadas após o advento da pandemia. A adoção generalizada de estratégias de Educação a Distância (EaD) e o uso extensivo de ambientes virtuais de aprendizagem têm sido marcos nesse processo. Essa transição não apenas reflete uma resposta à necessidade de adequação educacional para o século XXI, mas também sinaliza uma mudança fundamental na abordagem pedagógica, marcada pela integração de elementos da EaD nos cursos presenciais. O presente estudo, realizado por meio de uma revisão sistemática de literatura, tem como objetivo analisar o estágio de institucionalização da Educação a Distância e Híbrida em instituições públicas de ensino superior. Para isso, são explorados aspectos técnicos e comunicacionais, normativos e pedagógicos. Os resultados obtidos refletem a complexidade desse processo, destacando a importância de uma abordagem abrangente e interligada. Apesar do aumento na produção de artigos sobre o tema, ainda existem desafios a serem superados, como as limitações nos estudos e a necessidade de uma análise mais abrangente dos resultados educacionais envolvendo a modalidade EaD.

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

MAURICIO, Gustavo Carvalho; MILL, Daniel. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2775.. Acesso em: 8 fev. 2025.