ENGENHARIA DE SOFTWARE E ESTATÍSTICA NO APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Software, Engenharia, Estatística, Distância, EducaçãoResumo
O presente trabalho retrata a importância da regressão múltipla, microsserviços e dados abertos para decisões em políticas públicas na área de educação a distância. Desse modo, propõe-se a implementação dessas metodologias em um cenário mais próximo à realidade. O objetivo é demonstrar que o estudo preliminar das características peculiares de discentes, dados populacionais e outras variáveis influencia a maneira com que a ministração do conteúdo é mais assertiva. Utiliza-se dados de áreas como educação, população e regionalidade, abordando-os através de uma visão probabilística, expondo casos manuais para, em seguida, automatizá-los, particularmente com o uso da tecnologia Spring Boot. A fundamentação para os procedimentos em voga é um arcabouço sólido proveniente da doutrina acadêmica, da legislação publicística e do manifesto ágil, que reforça o uso de abordagens não monolíticas. Os resultados do trabalho refletem a coexistência de diferentes cenários que requerem distintas abordagens para a facilitação do ensino.