PROCESSOS EDUCATIVOS DE GEOGRAFIA COM O USO DE TDIC NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA BÁSICA: GLOBALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, TDIC, Ensino de Geografia, Globalização, Paulo FreireResumo
Neste trabalho aborda-se as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino-aprendizagem de Geografia, refere-se ao processo educativo dialógico de ensino-aprendizagem de Geografia desenvolvido pelo 4º subgrupo, aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Flávio de Souza Nogueira, Sorocaba-SP, que tem como objetivo principal ressignificar a formação inicial e permanente docente e melhorar a aprendizagem estudantil e a avaliação de conteúdo, utilizando-se das TDIC (Mill, 2013), numa abordagem freiriana (Freire, 1967; Freire 2013a; Freire 2013b Veloso, 2020a). O processo educativo consistiu em desenvolver atividades de acesso e de avaliação de conteúdo disciplinar, especificamente sobre o tema globalização (Santos, 2000), utilizando diversas formas de tecnologia digital presente no ambiente escolar, respectivamente: para comunicação, utilizou-se Google Forms; para desenvolvimento e avaliação de conteúdo, utilizou-se a exibição de vídeos elaborados com o uso do ShotCut, bem com respectivos jogos: Puzzle, Geoguessr e Kahoot; e para avaliação das TDIC nos processos de ensino-aprendizagens, utilizou-se o Google Forms. Como resultado observa-se o interesse dos alunos pela temática e a curiosidade pelas tecnologias digitais, bem como precisar sobre a acessibilidade e o saber no uso das TDIC. Conclui-se que o desenvolvimento de processos educativos com o uso de TDIC pode ser uma estratégia positiva no ensino-aprendizagem de conteúdo e de avaliação de conteúdo.