ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSITIVA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: RESISTÊNCIAS E PRECONCEITOS

Autores

  • Claudinei Zagui Pareschi UFSCAR Autor
  • Daniel Mill UFSCAR Autor

Palavras-chave:

Institucionalização da Educação a Distância, Gestão da Educação a Distância, Resistência, Preconceito, Estratégias Pedagógicas

Resumo

Em um mundo cada vez mais conectado, a Educação a Distância (EaD) configura-se como uma modalidade educacional indispensável na atualidade. Entretanto, a preocupação com qualidade na oferta dos cursos a distância disponibilizados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) também cresce a cada dia, trazendo discussões a respeito da urgência de sua institucionalização, com o intuito de democratizar o acesso a uma educação de excelência. Nesse cenário, o presente artigo visa fomentar debates acadêmicos sobre o processo de inserção da Educação a Distância, analisando preconceitos e resistências no âmbito institucional, a fim de explorar e propor possíveis estratégias que possam superar barreiras e desfazer preconceitos. Este trabalho constitui uma das etapas da pesquisa de doutorado que pretende responder ao seguinte problema: quais preconceitos, resistências, conflitos, conformidades ou submissões permeiam, impulsionam e dificultam a institucionalização da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior? A pesquisa terá várias etapas, por isso será qualitativa e quantitativa, partindo de um estudo bibliográfico sobre o tema, averiguando autores contemporâneos e estudiosos que investigam o assunto EaD; revisão sistemática de literatura e questionários para professores das IPES. Como resultado, denota-se que o processo de institucionalização da EaD foi impulsionado no decorrer dos anos por diversos fatores, como a criação do sistema UAB e a emergência das tecnologias digitais na educação, sendo um processo contínuo, dialético, dinâmico e gradual nas IPES.

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Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

PARESCHI, Claudinei Zagui; MILL, Daniel. ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSITIVA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: RESISTÊNCIAS E PRECONCEITOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2770.. Acesso em: 14 out. 2024.