ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSITIVA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: RESISTÊNCIAS E PRECONCEITOS
Palavras-chave:
Institucionalização da Educação a Distância, Gestão da Educação a Distância, Resistência, Preconceito, Estratégias PedagógicasResumo
Em um mundo cada vez mais conectado, a Educação a Distância (EaD) configura-se como uma modalidade educacional indispensável na atualidade. Entretanto, a preocupação com qualidade na oferta dos cursos a distância disponibilizados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) também cresce a cada dia, trazendo discussões a respeito da urgência de sua institucionalização, com o intuito de democratizar o acesso a uma educação de excelência. Nesse cenário, o presente artigo visa fomentar debates acadêmicos sobre o processo de inserção da Educação a Distância, analisando preconceitos e resistências no âmbito institucional, a fim de explorar e propor possíveis estratégias que possam superar barreiras e desfazer preconceitos. Este trabalho constitui uma das etapas da pesquisa de doutorado que pretende responder ao seguinte problema: quais preconceitos, resistências, conflitos, conformidades ou submissões permeiam, impulsionam e dificultam a institucionalização da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior? A pesquisa terá várias etapas, por isso será qualitativa e quantitativa, partindo de um estudo bibliográfico sobre o tema, averiguando autores contemporâneos e estudiosos que investigam o assunto EaD; revisão sistemática de literatura e questionários para professores das IPES. Como resultado, denota-se que o processo de institucionalização da EaD foi impulsionado no decorrer dos anos por diversos fatores, como a criação do sistema UAB e a emergência das tecnologias digitais na educação, sendo um processo contínuo, dialético, dinâmico e gradual nas IPES.