A TRAJETÓRIA DA UFPEL NO CENÁRIO DA EAD

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan UFPel Autor
  • Carla Denize Ott Felcher UFPel Autor
  • Christiano Martino Otero Avila UFPel Autor
  • Rosaura Espírito Santo da Silva UFPel Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Carga horária EaD

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar o histórico de Educação a Distância na Universidade Federal de Pelotas, desde a primeira iniciativa, perpassando pelo período de COVID-19, até as atuais mudanças nos Projetos Pedagógicos, considerando a possibilidade de os cursos de graduação presenciais adotarem até 40% da carga horária em EaD. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma análise documental, considerando relatórios de gestão (2020 a 2023) e um relatório extraído do e-Mec, em janeiro de 2024. A trajetória da UFPel na EaD iniciou em 2006, vinculando-se à UAB em 2008 e oferecendo, atualmente, quatro cursos de Licenciatura e quatro cursos de Especialização. Em relação à carga horária de EaD em cursos de graduação presenciais, trinta dos noventa e seis cursos ativos na instituição já a incluem, com variação de 0,5% a 17,4% da carga horária total. Apesar do progresso significativo, a EaD ainda é incipiente em alguns cursos e inexistente em outros. Isso destaca a importância de intensificar os debates sobre suas potencialidades, visando um ensino superior mais inclusivo e democrático.

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Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

BOLZAN , Larissa Medianeira; FELCHER, Carla Denize Ott; AVILA, Christiano Martino Otero; SILVA, Rosaura Espírito Santo. A TRAJETÓRIA DA UFPEL NO CENÁRIO DA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2769.. Acesso em: 9 out. 2024.