A TRAJETÓRIA DA UFPEL NO CENÁRIO DA EAD
Palavras-chave:
Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Carga horária EaDResumo
O presente artigo tem por objetivo relatar o histórico de Educação a Distância na Universidade Federal de Pelotas, desde a primeira iniciativa, perpassando pelo período de COVID-19, até as atuais mudanças nos Projetos Pedagógicos, considerando a possibilidade de os cursos de graduação presenciais adotarem até 40% da carga horária em EaD. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma análise documental, considerando relatórios de gestão (2020 a 2023) e um relatório extraído do e-Mec, em janeiro de 2024. A trajetória da UFPel na EaD iniciou em 2006, vinculando-se à UAB em 2008 e oferecendo, atualmente, quatro cursos de Licenciatura e quatro cursos de Especialização. Em relação à carga horária de EaD em cursos de graduação presenciais, trinta dos noventa e seis cursos ativos na instituição já a incluem, com variação de 0,5% a 17,4% da carga horária total. Apesar do progresso significativo, a EaD ainda é incipiente em alguns cursos e inexistente em outros. Isso destaca a importância de intensificar os debates sobre suas potencialidades, visando um ensino superior mais inclusivo e democrático.