A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA E O PRECONCEITO CONTRA ELA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Institucionalização da EaD, Resistência, Preconceito contra a EaDResumo
Nas últimas décadas, houve uma expansão e um crescimento significativo na criação e oferta de cursos a distância nas universidades públicas do Brasil. Esse crescimento ocorreu devido a diversos fatores, como o avanço das tecnologias digitais e a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2005. A preocupação com a qualidade dos cursos a distância e com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes dessa modalidade impulsionou a necessidade de institucionalização da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), considerada essencial para diminuir a resistência e o preconceito. Nesse sentido, este artigo, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, tem o objetivo de investigar na literatura vigente os exemplos de institucionalização da EaD, identificando estudos que discutam a institucionalização da Educação a Distância nas universidades públicas, seus desafios e sinais de resistência e preconceito contra ela. Como resultados, foram selecionados 22 artigos, no período de 2019 a 2023, divididos em três categorias para a análise: Institucionalização da EaD; Resistência e Preconceito. A leitura atenta dos textos concluiu que os esforços das instituições citadas nas pesquisas para implantar a EaD são relevantes, com o desejo de melhorar a qualidade dos cursos oferecidos aos estudantes.