UM ESTUDO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO VIDYA NETWORK COM DOCENTE DEFICIENTE VISUAL
Palavras-chave:
redes semânticas de mapas conceituais, acessibilidade, inclusão, deficiência visual, tecnologias assistivasResumo
Este artigo apresenta os resultados de um experimento pedagógico apoiado pela ferramenta educacional Vidya Network, a qual foi desenvolvida a partir do conceito de redes semânticas de mapas conceituais, em uma arquitetura pedagógica que permite o uso multi inquilinos e colaborativo de criação e compartilhamento de mapas conceituais, textos dissertativos e relações semânticas lexicais. O objetivo do estudo foi validar a capacidade da ferramenta de apoiar a criação, o compartilhamento e a compreensão de mapas conceituais em turmas presenciais cujo professor, sendo deficiente visual, necessita de tecnologia assistiva. Na fundamentação teórica, são apresentados os conceitos de redes semânticas, mapas conceituais e tecnologias assistivas, e discutidos seus aportes funcionais em uma ferramenta digital educacional. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa-intervenção com coleta de dados através dos mapas criados no Vidya Network, questionário e entrevista. Visto que a avaliação da ferramenta pelos alunos via questionário foi positiva e que tanto o professor como seus alunos conseguiram realizar as atividades propostas, avaliar e serem avaliados quanto aos conteúdos produzidos, concluiu-se que o Vidya Network cumpre um de seus objetivos, de apoiar deficientes visuais na criação, no compartilhamento e na compreensão de conteúdos expressos por mapas conceituais.