UM ESTUDO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO VIDYA NETWORK COM DOCENTE DEFICIENTE VISUAL

Autores

  • Roges Horacio Grandi PPGIE/UFRGS Autor
  • Ricardo Daniell Prestes Jacauna PPGIE/UFRGS Autor
  • Alba Valeria de Sant'anna PPGIE/UFRGS Autor
  • Priscila Vieira Bastos PPGIE/UFRGS Autor
  • Leandro Krug Wives PPGIE/UFRGS Autor
  • Raquel Salcedo Gomes PPGIE/UFRGS Autor
  • Crediné Silva de Menezes PPGIE/UFRGS Autor

Palavras-chave:

redes semânticas de mapas conceituais, acessibilidade, inclusão, deficiência visual, tecnologias assistivas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um experimento pedagógico apoiado pela ferramenta educacional Vidya Network, a qual foi desenvolvida a partir do conceito de redes semânticas de mapas conceituais, em uma arquitetura pedagógica que permite o uso multi inquilinos e colaborativo de criação e compartilhamento de mapas conceituais, textos dissertativos e relações semânticas lexicais. O objetivo do estudo foi validar a capacidade da ferramenta de apoiar a criação, o compartilhamento e a compreensão de mapas conceituais em turmas presenciais cujo professor, sendo deficiente visual, necessita de tecnologia assistiva. Na fundamentação teórica, são apresentados os conceitos de redes semânticas, mapas conceituais e tecnologias assistivas, e discutidos seus aportes funcionais em uma ferramenta digital educacional. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa-intervenção com coleta de dados através dos mapas criados no Vidya Network, questionário e entrevista. Visto que a avaliação da ferramenta pelos alunos via questionário foi positiva e que tanto o professor como seus alunos conseguiram realizar as atividades propostas, avaliar e serem avaliados quanto aos conteúdos produzidos, concluiu-se que o Vidya Network cumpre um de seus objetivos, de apoiar deficientes visuais na criação, no compartilhamento e na compreensão de conteúdos expressos por mapas conceituais.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

GRANDI, Roges Horacio; JACAUNA, Ricardo Daniell Prestes; SANT'ANNA, Alba Valeria; BASTOS, Priscila Vieira; WIVES, Leandro Krug; GOMES, Raquel Salcedo; MENEZES, Crediné Silva. UM ESTUDO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO VIDYA NETWORK COM DOCENTE DEFICIENTE VISUAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2767.. Acesso em: 9 out. 2024.