TEORIA ATOR-REDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE LEARNING ANALYTICS NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Learning Analytics, Teoria Ator-Rede, Indicadores EducacionaisResumo
Este trabalho tem por objetivo esclarecer como o tema de Learning Analytics (LA) no contexto dos resultados educacionais tem sido abordado nas publicações científicas de doutorado e mestrado. Para compor as fundamentações teóricas, foi realizada uma revisão de literatura na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2018 e 2022. Inicialmente, com 87 textos encontrados, apenas 3 foram analisados, pois apresentaram a proposta de reconhecer padrões a partir de sistemas de análises e tecnologias capazes de gerenciar dados educacionais relevantes e tempestivos para o processo decisório de gestores, tutores e alunos e, assim, contribuir com a melhoria da qualidade na educação. Foi possível concluir que as informações disponíveis na AVA são de difícil compreensão. Desse modo, modelos tecnológicos foram propostos com a finalidade de gerenciar indicadores e contribuir no processo de aprendizagem. Assim, esses relatórios transcendem as meras especificidades técnicas e de informações, exercendo um impacto relevante e integrador nas interações sociais e na construção da realidade, envolvendo tanto agentes humanos quanto não humanos em sua totalidade social e cultural. Ao final, foram notadas lacunas nas teses e dissertações relacionadas ao tema que não incorporaram a Teoria Ator-Rede em sua fundamentação conceitual.