TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • RAIMUNDO GOMES LUZ Universidade Federal do Amapá-UNIFAP Autor
  • NATHALIE SANTANA ANDRADE HAUSSLER Universidade Federal do Amapá-UNIFAP Autor
  • RAFAEL PONTES LIMA Universidade Federal do Amapá-UNIFAP Autor
  • SELMA GOMES DA SILVA Universidade Federal do Amapá-UNIFAP Autor

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Síndrome de Down, Software Educacional

Resumo

O presente artigo explora o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com ênfase em softwares educacionais, no processo de aprendizagem de alunos com deficiência, incluindo aqueles com Síndrome de Down e outras necessidades específicas. Ancorado na teoria sociocultural, o estudo ressalta a relevância da mediação pedagógica e tecnológica no desenvolvimento cognitivo desses estudantes. Utilizando uma abordagem metodológica multidimensional, observou-se progressos significativos na aprendizagem e engajamento dos alunos. No entanto, foram identificadas limitações estruturais e metodológicas em ambientes com alta densidade de alunos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas mais individualizadas e abrangentes. A investigação foi baseada na análise sistemática de pesquisas que discutem o uso de TDICs no aprendizado de crianças com necessidades específicas, enfocando a criação de softwares educacionais adaptados. Esses estudos demonstraram que a implementação de softwares educacionais pode fomentar o desenvolvimento cognitivo e a integração efetiva desses alunos em turmas regulares, além de destacar a importância de políticas públicas que promovam o uso eficiente de TDICs em ambientes educacionais inclusivos.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

LUZ, RAIMUNDO GOMES; HAUSSLER , NATHALIE SANTANA ANDRADE; LIMA, RAFAEL PONTES; SILVA, SELMA GOMES. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2765.. Acesso em: 9 out. 2024.