PERCEPÇÕES DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Avaliação, Currículo, Educação a Distância, Interculturalidade, Atribuições RenováveisResumo
A vivência trata sobre a realização de estratégias de ensino interdisciplinares entre a graduação e pósgraduação EaD. A proposta buscou identificar práticas pedagógicas interculturais na escola e discutir
conceitos relacionados à interculturalidade e processos avaliativos com atribuições renováveis. A estrutura se pautou pela articulação das disciplinas da Licenciatura em Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação Básica. Optou-se pela organização em grupos combinados entre os cursos para a construção de um roteiro conceitual em 3 etapas: estudos dos conceitos, visita às escolas e apresentação em webinar uma estratégia
de ensino que convergisse as temáticas e sua transposição didática. O seminário virtual socializou diversos trabalhos aliando aprendizagem científica e vivência escolar. Para além de tornar possível a integração na
EaD, a experiência registra a potencialidade de estimular a criatividade, interação entre áreas de estudos, a pesquisa e a intervenção. E desconstrói e reconstrói o entendimento de currículo e avaliação para algo reflexivo, em movimento e complexo.