O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO EADPARA PESSOAS IDOSAS
Palavras-chave:
Portfólio, Educação a distância, Ação extensionista, Pessoa Idosa, Ferramenta de avaliaçãoResumo
Este estudo se propôs a apresentar os resultados da investigação sobre o uso do portfólio, enquanto importante ferramenta de avaliação, aplicada num curso de formação continuada, na modalidade EaD, de perspectiva extensionista. O Curso Educação para o Envelhecimento, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão, se constituiu em um grande desafio, por se tratar de um público diferenciado, ou seja, constituído de pessoas idosas. Uma ação extensionista, que chegou a 19 municípios maranhenses, com 256 inscritos, executado durante 10 meses. A pesquisa caracteriza-se como um Relato de Experiência, classificando-se como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, constituído de pesquisa bibliográfica e observação direta. Os dados e informações foram obtidos, principalmente, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem onde foi possível ter acesso aos portfólios, relatórios, fotos e vídeos com depoimentos dos estudantes. Constatou-se, portanto, que o uso do portfólio se configurou como um instrumento inovador de avaliação, notadamente para esse público, tendo em vista as possibilidades de uma prática dinâmica, eficaz e pertinente, considerando o exercício das suas vivências individuais e coletivas no contexto da inclusão digital.