O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO EADPARA PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Ana Karla Gomes Camelo Universidade Estadual do Maranhão Autor
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão Autor
  • Eliza Flora Muniz Araujo Universidade Estadual do Maranhão Autor
  • Janailde de Jesus Dutra Pinto Universidade Estadual do Maranhão Autor

Palavras-chave:

Portfólio, Educação a distância, Ação extensionista, Pessoa Idosa, Ferramenta de avaliação

Resumo

Este estudo se propôs a apresentar os resultados da investigação sobre o uso do portfólio, enquanto importante ferramenta de avaliação, aplicada num curso de formação continuada, na modalidade EaD, de perspectiva extensionista. O Curso Educação para o Envelhecimento, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão, se constituiu em um grande desafio, por se tratar de um público diferenciado, ou seja, constituído de pessoas idosas. Uma ação extensionista, que chegou a 19 municípios maranhenses, com 256 inscritos, executado durante 10 meses. A pesquisa caracteriza-se como um Relato de Experiência, classificando-se como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, constituído de pesquisa bibliográfica e observação direta. Os dados e informações foram obtidos, principalmente, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem onde foi possível ter acesso aos portfólios, relatórios, fotos e vídeos com depoimentos dos estudantes. Constatou-se, portanto, que o uso do portfólio se configurou como um instrumento inovador de avaliação, notadamente para esse público, tendo em vista as possibilidades de uma prática dinâmica, eficaz e pertinente, considerando o exercício das suas vivências individuais e coletivas no contexto da inclusão digital.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

CAMELO, Ana Karla Gomes; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; ARAUJO, Eliza Flora Muniz; PINTO, Janailde de Jesus Dutra. O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO EADPARA PESSOAS IDOSAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2762.. Acesso em: 14 out. 2024.