DESIGN INSTRUCIONAL E MICROLEARNING NA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA AFRODESCENDENTE

Autores

  • Alessandra dos Santos Simão UNIFAA Autor
  • Eunice Aparecida Sampaio de Oliveira UNIFAA Autor
  • Júlio Cândido Meirelles Júnior UFF Autor
  • Luiz Manoel Rafael Elias UE Autor

Palavras-chave:

Língua e Cultura Afrodescendente, Design Instrucional, Microlearning

Resumo

Promover o ensino da história afrodescendente nas escolas é um tema importante, principalmente pelo histórico de formação da sociedade brasileira, que, apesar dos esforços existentes em promover políticas públicas para melhoria da educação, ainda enfrenta desafios significativos no que diz respeito à equidade e à promoção da diversidade nas escolas. A inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira no currículo pode ser facilitada pelo ML, uma técnica que facilita a aquisição do conhecimento por meio de pequenas "pílulas" de conteúdo, organizando informações em blocos pequenos e acessíveis, permitindo sua assimilação em períodos curtos. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação de questionários a professores da rede particular e pública da Região Sul Fluminense. Os resultados revelam, primeiramente, que é essencial ter um corpo docente aberto para usar a tecnologia e estar apto a interagir com especialistas sobre a língua e cultura afrodescendente para capacitação. O DI aliado ao ML possui significativo potencial para inserir o ensino da língua e cultura afrodescendente no contexto escolar, sendo uma ferramenta importante no combate contra o racismo estrutural e na promoção de cidadãos mais críticos e conscientes, além de promover uma consciência crítica sobre racismo em nossa sociedade.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

SIMÃO, Alessandra dos Santos; OLIVEIRA, Eunice Aparecida Sampaio; JÚNIOR, Júlio Cândido Meirelles; ELIAS, Luiz Manoel Rafael. DESIGN INSTRUCIONAL E MICROLEARNING NA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA AFRODESCENDENTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2761.. Acesso em: 9 out. 2024.