DESIGN INSTRUCIONAL E MICROLEARNING NA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA AFRODESCENDENTE
Palavras-chave:
Língua e Cultura Afrodescendente, Design Instrucional, MicrolearningResumo
Promover o ensino da história afrodescendente nas escolas é um tema importante, principalmente pelo histórico de formação da sociedade brasileira, que, apesar dos esforços existentes em promover políticas públicas para melhoria da educação, ainda enfrenta desafios significativos no que diz respeito à equidade e à promoção da diversidade nas escolas. A inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira no currículo pode ser facilitada pelo ML, uma técnica que facilita a aquisição do conhecimento por meio de pequenas "pílulas" de conteúdo, organizando informações em blocos pequenos e acessíveis, permitindo sua assimilação em períodos curtos. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação de questionários a professores da rede particular e pública da Região Sul Fluminense. Os resultados revelam, primeiramente, que é essencial ter um corpo docente aberto para usar a tecnologia e estar apto a interagir com especialistas sobre a língua e cultura afrodescendente para capacitação. O DI aliado ao ML possui significativo potencial para inserir o ensino da língua e cultura afrodescendente no contexto escolar, sendo uma ferramenta importante no combate contra o racismo estrutural e na promoção de cidadãos mais críticos e conscientes, além de promover uma consciência crítica sobre racismo em nossa sociedade.