CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM ALIADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PROJEÇÃO DE AMBIENTES E PRÁTICAS INCLUSIVAS
Palavras-chave:
Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Práticas PedagógicasResumo
O objetivo deste artigo é analisar e destacar a importância da integração entre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na criação de ambientes e práticas educacionais inclusivas. Foi empregada uma metodologia com abordagem qualitativa, considerando o método teórico-explicativo, a partir da qual foram levantadas informações sobre a relação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Desenho Universal para Aprendizagem como possibilidade de projeção de ambientes e práticas pedagógicas mais inclusivas. São discutidos elementos que demonstram como essa combinação pode ser utilizada para superar barreiras no ensino e aprendizagem, promovendo a acessibilidade ao currículo para atender à diversidade presente em sala de aula. Evidencia-se que, ao aplicar os princípios do DUA em conjunto com as oportunidades oferecidas pelas TDIC, é possível criar experiências de aprendizado mais engajadoras e flexíveis, facilitando assim uma educação mais igualitária e equitativa.