CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM ALIADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PROJEÇÃO DE AMBIENTES E PRÁTICAS INCLUSIVAS

Autores

  • Luciana da Silva Chagas UNESP Autor
  • Cícera Aparecida Lima Malheiro UNESP Autor

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e destacar a importância da integração entre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na criação de ambientes e práticas educacionais inclusivas. Foi empregada uma metodologia com abordagem qualitativa, considerando o método teórico-explicativo, a partir da qual foram levantadas informações sobre a relação entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Desenho Universal para Aprendizagem como possibilidade de projeção de ambientes e práticas pedagógicas mais inclusivas. São discutidos elementos que demonstram como essa combinação pode ser utilizada para superar barreiras no ensino e aprendizagem, promovendo a acessibilidade ao currículo para atender à diversidade presente em sala de aula. Evidencia-se que, ao aplicar os princípios do DUA em conjunto com as oportunidades oferecidas pelas TDIC, é possível criar experiências de aprendizado mais engajadoras e flexíveis, facilitando assim uma educação mais igualitária e equitativa.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

CHAGAS, Luciana da Silva; MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima. CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM ALIADO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PROJEÇÃO DE AMBIENTES E PRÁTICAS INCLUSIVAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2760.. Acesso em: 9 out. 2024.