A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS TRANS
Palavras-chave:
Identidade docente, Representações sociais, Mídias digitais, Educação escolar, TransexualidadeResumo
Este trabalho está fundamentado na concepção de escola enquanto instituição constituinte e fundante da sociedade, a qual, por se tratar de um espaço social e dinâmico - que acompanha culturas, costumes, tendências, típicas de seu próprio tempo -, também sofre influências da cultura digital que caracteriza a contemporaneidade. Assim fundamentado, apresenta resultados iniciais de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo geral analisar se a construção da identidade e das representações de professoras transexuais de Mato Grosso sofre influência das mídias digitais. Tais resultados foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, considerando a produção científica dos últimos cinco anos. As bases de dados priorizadas foram a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Do total de estudos localizados, foram selecionados aqueles que buscaram compreender a relação entre o processo educacional e as mídias digitais sob a perspectiva da construção da identidade docente e representações sociais. A revisão revela uma possível lacuna na produção científica em torno da interseccionalidade entre mídias digitais, educação e transexualidade. Nesse sentido, consideramos necessárias discussões que privilegiem a compreensão do papel das mídias digitais na promoção de espaços sociais e escolares inclusivos.