A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS TRANS

Autores

  • Caroline Martins Ojeda Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Educação Autor
  • Rosemara Perpetua Lopes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Autor

Palavras-chave:

Identidade docente, Representações sociais, Mídias digitais, Educação escolar, Transexualidade

Resumo

Este trabalho está fundamentado na concepção de escola enquanto instituição constituinte e fundante da sociedade, a qual, por se tratar de um espaço social e dinâmico - que acompanha culturas, costumes, tendências, típicas de seu próprio tempo -, também sofre influências da cultura digital que caracteriza a contemporaneidade. Assim fundamentado, apresenta resultados iniciais de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo geral analisar se a construção da identidade e das representações de professoras transexuais de Mato Grosso sofre influência das mídias digitais. Tais resultados foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, considerando a produção científica dos últimos cinco anos. As bases de dados priorizadas foram a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Do total de estudos localizados, foram selecionados aqueles que buscaram compreender a relação entre o processo educacional e as mídias digitais sob a perspectiva da construção da identidade docente e representações sociais. A revisão revela uma possível lacuna na produção científica em torno da interseccionalidade entre mídias digitais, educação e transexualidade. Nesse sentido, consideramos necessárias discussões que privilegiem a compreensão do papel das mídias digitais na promoção de espaços sociais e escolares inclusivos.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

OJEDA, Caroline Martins; LOPES , Rosemara Perpetua. A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS TRANS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2759.. Acesso em: 9 out. 2024.