A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE

Autores

  • Wallace Carriço de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Autor

Palavras-chave:

Ciberacessibilidade, App-Learning, Educação Online, Ciberpesquisa-formação

Resumo

Este artigo discute o conceito de ciberacessibilidade a partir da perspectiva de App-Learning. O estudo destaca a multiplicidade de funções, as necessidades individuais dos seres humanos, a portabilidade e mobilidade proporcionadas pelos dispositivos, conectando-se ao ciberespaço e à cidade, mesmo à distância do contexto educacional formal. A pesquisa adotou a abordagem metodológica da ciberpesquisa-formação na cibercultura, a multirreferencialidade e pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Foi realizada uma análise sobre a mobilização de Atos de Currículo na disciplina de Informática na Educação, oferecida em um curso de Pedagogia a distância da UERJ, em parceria com a Cecierj / Consórcio CEDERJ. O estudo explorou como criar atos de currículo em educação online por meio de práticas de App-Learning, considerando os usos dos dispositivos móveis pelas praticantes culturais e a instituição de práticas de App-Learning em seu cotidiano para formação docente na Cibercultura. Os resultados da pesquisa incluem narrativas, imagens, noções de autoria, fundamentação e ciberacessibilidade, bem como a experiência pessoal do autor, destacando sugestões de aplicativos e práticas para inspirar futuros educadores.

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Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

ALMEIDA, Wallace Carriço. A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2758.. Acesso em: 9 out. 2024.