A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA DE CIBERACESSIBILIDADE
Palavras-chave:
Ciberacessibilidade, App-Learning, Educação Online, Ciberpesquisa-formaçãoResumo
Este artigo discute o conceito de ciberacessibilidade a partir da perspectiva de App-Learning. O estudo destaca a multiplicidade de funções, as necessidades individuais dos seres humanos, a portabilidade e mobilidade proporcionadas pelos dispositivos, conectando-se ao ciberespaço e à cidade, mesmo à distância do contexto educacional formal. A pesquisa adotou a abordagem metodológica da ciberpesquisa-formação na cibercultura, a multirreferencialidade e pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Foi realizada uma análise sobre a mobilização de Atos de Currículo na disciplina de Informática na Educação, oferecida em um curso de Pedagogia a distância da UERJ, em parceria com a Cecierj / Consórcio CEDERJ. O estudo explorou como criar atos de currículo em educação online por meio de práticas de App-Learning, considerando os usos dos dispositivos móveis pelas praticantes culturais e a instituição de práticas de App-Learning em seu cotidiano para formação docente na Cibercultura. Os resultados da pesquisa incluem narrativas, imagens, noções de autoria, fundamentação e ciberacessibilidade, bem como a experiência pessoal do autor, destacando sugestões de aplicativos e práticas para inspirar futuros educadores.