RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UM ADOLESCENTE AUTISTA: A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Inclusão, Tecnologias Digitais, Educação Ambiental, AutismoResumo
Esta escrita emerge a partir de uma vivência desenvolvida no contexto escolar no ano letivo de 2023, e experienciada com uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (EI) de uma escola da rede pública de ensino. Destacamos que nossos olhares se direcionam especificamente ao relato com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A tríade que buscamos contemplar nesta discussão envolve as temáticas da inclusão, tecnologia e a Educação Ambiental (EA), compreendendo que se relacionam diretamente com o cotidiano e a historicidade escolar, neste e em outros tempos. Deste modo, entendemos que não vivemos isolados do mundo e que, na medida em que o transformamos, também somos transformados, com e por meio de uma relação sistêmica (Bronfenbrenner, 2011; Capra, 2014; Reigota, 2012). A produção do jornal digital foi a metodologia utilizada pela professora regente para desenvolver conteúdos específicos de língua portuguesa e, paralelamente, também foi possível observar o diálogo sistêmico produzido entre os temas da inclusão, mídias digitais e a Educação Ambiental. Compreendemos que as TDIC são possibilidades reais para romper com práticas excludentes dentro dos contextos escolares.