RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UM ADOLESCENTE AUTISTA: A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Emerson Veiga Pinheiro Freitas Universidade Federal do Rio Grande/FURG Autor
  • Pâmela Saraiva Miranda Universidade Federal do Rio Grande/FURG Autor
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande /FURG Autor

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologias Digitais, Educação Ambiental, Autismo

Resumo

Esta escrita emerge a partir de uma vivência desenvolvida no contexto escolar no ano letivo de 2023, e experienciada com uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (EI) de uma escola da rede pública de ensino. Destacamos que nossos olhares se direcionam especificamente ao relato com um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A tríade que buscamos contemplar nesta discussão envolve as temáticas da inclusão, tecnologia e a Educação Ambiental (EA), compreendendo que se relacionam diretamente com o cotidiano e a historicidade escolar, neste e em outros tempos. Deste modo, entendemos que não vivemos isolados do mundo e que, na medida em que o transformamos, também somos transformados, com e por meio de uma relação sistêmica (Bronfenbrenner, 2011; Capra, 2014; Reigota, 2012). A produção do jornal digital foi a metodologia utilizada pela professora regente para desenvolver conteúdos específicos de língua portuguesa e, paralelamente, também foi possível observar o diálogo sistêmico produzido entre os temas da inclusão, mídias digitais e a Educação Ambiental. Compreendemos que as TDIC são possibilidades reais para romper com práticas excludentes dentro dos contextos escolares.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 5. Avaliação, Currículo, Inclusão e Diversidade no contexto das TDIC

Como Citar

FREITAS, Emerson Veiga Pinheiro; MIRANDA, Pâmela Saraiva; GARCIA, Narjara Mendes. RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UM ADOLESCENTE AUTISTA: A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2757.. Acesso em: 9 out. 2024.