TECNOLOGIA MÓVEL NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DO USO DO WHATSAPP EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Palavras-chave:
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, WhatsApp, Educação, Digital, TecnologiaResumo
A pandemia da Covid-19 revelou problemas sociais, dentre eles a falta de recursos tecnológicos na educação pública. Paradoxalmente, a urgência em implementar práticas pedagógicas virtuais para a manutenção do processo de ensino e aprendizagem, por meio do trabalho remoto, fez com que o uso de ferramentas digitais, como o WhatsApp, aumentasse. Este contexto deu margem à pesquisa de cunho qualitativo abordada neste trabalho, a qual tem como objetivo geral analisar o uso do WhatsApp em ambiente escolar e suas implicações, tendo em vista a Lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A metodologia prevê análise documental, priorizando-se documentos oficiais da legislação educacional brasileira, disponíveis na Internet, e aplicação de questionário on-line a professores. Apresentam-se resultados iniciais apurados por meio de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Eletrônica Científica On-line. Constatou-se que a maior parte dos estudos (83,3%) investigou o WhatsApp somente como recurso pedagógico e um (16,66%) abordou o tema LGPD e educação, porém sem focalizar o uso do aplicativo. Tais resultados sugerem a necessidade de estudos sobre a interface entre WhatsApp, LGPD e educação, que contribuam para a apropriação consciente e crítica de tecnologias móveis na escola.