RETENÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA JORNADA MULTIDIMENSIONAL DA COLETA DE DADOS AO DIAGNÓSTICO

Autores

  • Adriana Farias Universidade Federal Rural do Semiárido Autor
  • Eduardo Galembeck Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Marcos Cintra Universidade Federal do Espírito Santo Autor

Palavras-chave:

retenção acadêmica, indicadores, diagnóstico temporal, disciplina

Resumo

Este trabalho aprofundou-se na temática sobre retenção acadêmica em componentes curriculares realizando uma abordagem quantitativa descritiva como método de pesquisa. Foram coletados e analisados dados acadêmicos de uma disciplina de graduação ao longo de 25 semestres letivos. A partir dos dados coletados foram definidos os seguintes indicadores: sucesso, insucesso e retenção. Tais indicadores permitiram revelar um diagnóstico temporal da retenção acadêmica desta componente curricular. A análise deste estudo destaca a complexidade das causas de retenção acadêmica em ensino superior, evidenciando a necessidade de estratégias personalizadas devido à diversidade de fatores que impactam a permanência dos estudantes. Reprovações e trancamentos são apontados como causas significativas, junto à variação nas taxas de desistência, refletindo a importância de métodos de ensino que promovam engajamento e suporte abrangente aos alunos. Este trabalho contribui para a compreensão da retenção acadêmica, fornecendo um modelo completo de análise que pode orientar práticas e políticas educacionais eficazes.

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Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

FARIAS, Adriana; GALEMBECK, Eduardo; CINTRA, Marcos. RETENÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA JORNADA MULTIDIMENSIONAL DA COLETA DE DADOS AO DIAGNÓSTICO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2754.. Acesso em: 9 out. 2024.