QUADRO TEÓRICO PARA PRÁTICAS GAMIFICADAS (MULTI)LETRADAS

Autores

  • Jailma Bulhões Campos ILC/PPGL/UFPA Autor
  • Victória Gabriela da Costa França PPGL/UFPA Autor

Palavras-chave:

Gamificação na educação, (Multi)letramentos, Epistemologias de práticas gamificadas, Quadro teórico para práticas gamificadas

Resumo

Considerando a gamificação como prática de (multi)letramento, visto convergir uma gama de sistemas semióticos em práticas situadas, este trabalho apresenta um recorte de investigação cujo objetivo consiste em contribuir para a ancoragem epistemológica de propostas e práticas pedagógicas orientadas para o lúdico em contextos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. A investigação fundamenta-se teoricamente em estudos sobre a gamificação na educação (Busarello, 2016; Deterding et al., 2011; Kapp, 2013) e (multi) letramentos (Alexandre, 2020; Gee, 2004; Cope; Kalantzis, 2000; Rojo; Moura, 2010). A metodologia utilizada parte de uma revisão acadêmica na qual foram selecionadas em bases de dados digitais (Capes, B-on, Scielo e Google Acadêmico) 30 produções acadêmicas sobre a gamificação no ensino de línguas. O trabalho baseou-se no resumo, introdução, metodologia, principais resultados e conclusões para análise dos textos, considerando o uso de gamificação no ensino de línguas. O processo de análise, após a seleção dos textos, foi conduzido por análise temática, focando nas práticas gamificadas e suas bases epistemológicas, e análise interpretativa, evidenciando uma perspectiva discursiva sobre os achados. Como principais resultados, destacam-se as epistemologias que fundamentam as atividades gamificadas apresentadas nas produções analisadas, bem como uma proposta de um quadro de conceitos, procedimentos e aspectos teóricos para fundamentar práticas gamificadas no ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

CAMPOS, Jailma Bulhões; FRANÇA, Victória Gabriela da Costa. QUADRO TEÓRICO PARA PRÁTICAS GAMIFICADAS (MULTI)LETRADAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2753.. Acesso em: 14 out. 2024.