QUADRO TEÓRICO PARA PRÁTICAS GAMIFICADAS (MULTI)LETRADAS
Palavras-chave:
Gamificação na educação, (Multi)letramentos, Epistemologias de práticas gamificadas, Quadro teórico para práticas gamificadasResumo
Considerando a gamificação como prática de (multi)letramento, visto convergir uma gama de sistemas semióticos em práticas situadas, este trabalho apresenta um recorte de investigação cujo objetivo consiste em contribuir para a ancoragem epistemológica de propostas e práticas pedagógicas orientadas para o lúdico em contextos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. A investigação fundamenta-se teoricamente em estudos sobre a gamificação na educação (Busarello, 2016; Deterding et al., 2011; Kapp, 2013) e (multi) letramentos (Alexandre, 2020; Gee, 2004; Cope; Kalantzis, 2000; Rojo; Moura, 2010). A metodologia utilizada parte de uma revisão acadêmica na qual foram selecionadas em bases de dados digitais (Capes, B-on, Scielo e Google Acadêmico) 30 produções acadêmicas sobre a gamificação no ensino de línguas. O trabalho baseou-se no resumo, introdução, metodologia, principais resultados e conclusões para análise dos textos, considerando o uso de gamificação no ensino de línguas. O processo de análise, após a seleção dos textos, foi conduzido por análise temática, focando nas práticas gamificadas e suas bases epistemológicas, e análise interpretativa, evidenciando uma perspectiva discursiva sobre os achados. Como principais resultados, destacam-se as epistemologias que fundamentam as atividades gamificadas apresentadas nas produções analisadas, bem como uma proposta de um quadro de conceitos, procedimentos e aspectos teóricos para fundamentar práticas gamificadas no ensino de Língua Portuguesa.